Cerca de 130 pessoas participaram das atividades que a Linha do Lazer, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), levou à Aldeia Kakané Porã nesse sábado (26/8). Os jogos elaborados a partir de elementos da natureza e praticados por povos indígenas brasileiros foram o diferencial da tarde de jogos e brincadeiras, que reuniu adultos e crianças das 48 famílias residentes no local.
Corrida da tora, cabo de guerra, arco-e-flecha, peteca, jogo da onça, pintura de rosto com motivos indígenas e tobdaé (semelhante ao jogo de caçador ou queimada e jogado com duas petecas), feitos de materiais adaptados, estiveram na programação.
“É muito importante respeitar a cultura. Esse evento foi um momento gratificante de reconhecimento”, disse o diretor de Lazer da Smelj, Jean Emmanuel Kulcheski. Com a articulação da Assessoria de Promoção da Igualdade Étnico-racial da Prefeitura, a Smelj realizou um dos pedidos da 5ª Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial (Conpir), realizada em março do ano passado.