Com média de frequência anual de um milhão de visitantes, o Jardim Botânico chega aos 24 anos de existência, nesta segunda-feira (5), dividindo com o Parque Barigui o posto de espaço público mais visitado da cidade.
“O Jardim Botânico é uma área protegida, constituída por coleções de plantas vivas, cientificamente reconhecidas, organizadas e identificadas e tem como finalidade principal o estudo, pesquisa e documentação da flora”, explica a diretora do departamento de produção vegetal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Érica Mielke.
O Jardim Botânico também abriga o Museu Botânico Municipal Gerdt Guenther Hatschbach, que neste mês de outubro completa 50 anos. O museu recebe cientistas e pesquisadores de todo o mundo e possui um dos maiores herbários do Brasil, com o que há de mais representativo da flora paranaense e do mundo.
Com 458 metros quadrados, a estufa de ferro e vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, abriga em seu interior, exemplares vegetais característicos das regiões tropicais. Emoldura a estufa um imenso jardim em estilo francês com seus canteiros geométricos. Também fazem parte da paisagem chafarizes e a escultura intitulada "Amor Materno" do artista João Zaco.
Além da estufa, que abriga espécies botânicas de referência nacional, o jardim tem um bosque de preservação permanente com araucárias centenárias, além do Jardim Demonstrativo de Plantas Nativas e o Jardim das Sensações, inaugurado em 2008 com o objetivo de despertar, sem o uso da visão, os sentidos do olfato e do tato. Nos seus 200 metros de trilha o visitante percorre o trecho de olhos vendados. Todos os elementos da pista são identificados em braile, linguagem de pontos em alto relevo utilizada por deficientes visuais.
História
O Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Rischbieter foi inaugurado em 5 de outubro de 1991. O nome oficial é uma homenagem à urbanista, uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano de Curitiba.
O uso de suas dependências é regulamentado pelo Decreto Municipal 1.583/2011. Dos seus 178 mil metros quadrados, mais de 40% de sua área total correspondem a um Bosque de Preservação Permanente, conforme a Lei Municipal nº 62 de 1986, com nascentes formadoras dos lagos.
Jardim Botânico de Curitiba
Endereço: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, s/nº, bairro Jardim Botânico, Entrada franca.
Informações: (41) 3264-6994.
Área: 178.000 m2
Fauna: Gambá, tatu, caxinguelê, preá, cutia, pequenos mamíferos, sapo, perereca, rã, bem-te-vi, João-de-barro, ananaí, sabiá-laranjeira, sabiá-cavaleiro, sanhaço, pomba asa-branca, chupim e gralha-picaça.
Flora: Araucária, imbuia, cedro, aroeira, pimenteira, pitangueira, bromélias e orquídeas.
Equipamentos: Estufa, Espaço Cultural, Museu Botânico Municipal, bistrô, jardim em estilo francês, Jardim das Sensações, lagos, fontes, pista de caminhada, sanitários públicos, loja, equipamentos de ginástica e estacionamentos.