O Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) e a Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu) promovem no próximo dia 15 de outubro, terça-feira, o 4º Jantar às Escuras. O evento conta com o apoio da Fundação de Ação Social (FAS) e da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e tem como objetivo sensibilizar os participantes para as experiências vivenciadas diariamente por pessoas com deficiência.
Segundo a presidente do IPCC, Francisca Cury, o jantar é um esforço conjunto para chamar a atenção para as dificuldades ainda enfrentadas pelas pessoas com deficiência. “Em vários momentos do jantar os participantes terão um dos sentidos suprimidos e serão estimulados a reforçar os demais. Toda a verba arrecadada com a venda de convites e mesas para o evento será aplicada em ações sociais de apoio à pessoa com deficiência”, diz.
Neste aspecto, o trabalho da Unilehu, fundada em 2005, tem o objetivo de mobilizar a sociedade para a importância da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e para isso atua com cursos de capacitação e formação técnica. “Apenas no primeiro semestre de 2013 conseguimos empregar mais de 360 pessoas com deficiência e, atualmente, mais de 200 pessoas passam pelos nossos cursos de capacitação. Ainda é preciso mais e por isso o trabalho de conscientização é tão importante”, reforça a presidente da instituição, Andrea Koppe.
Como funciona
Os participantes do 4º Jantar às Escuras passam por diversas situações provocadas por ações lúdicas, que proporcionam uma maior sensibilização entre os convidados.
Segundo a presidente da Unilehu, os participantes irão permanecer com os olhos vendados em boa parte do jantar. “Nossa intenção é provocar uma interatividade entre os participantes sobre qual é o conteúdo do cardápio que estão experimentando”, explica Andrea.
4º Jantar às Escuras
Data: 15/10
Horário: 19h30
Local: Espaço Torres (Rua Pergentina Silva Soares, 159, Jardim Botânico)