O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) lançou uma logomarca comemorativa aos seus 50 anos. A cor dourada remete ao cinquentenário e evidencia a solidez da instituição que ajudou a fazer de Curitiba uma referência mundial em planejamento urbano.
O slogan “Esta Marca Vale Ouro”, que compõe a logomarca, revela o sentimento que permeia a celebração. “Por tudo o que representa para Curitiba, em termos de transformação do espaço urbano e de construção de uma cidade que tem o ser humano como princípio de todas as coisas, o Ippuc vale ouro. É uma instituição pioneira em nosso país e da qual nos orgulhamos muito”, disse o presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires.
No dia 31 de julho de 1965 foi criada a Assessoria de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Apuc), que originou, em 1.º de dezembro daquele ano, o Ippuc. O cinquentenário do instituto será comemorado durante um ano e meio com diversos eventos, envolvendo memória, arte, conhecimento e reconhecimento a todos aqueles que contribuíram para a formação, consolidação e projeção da entidade no Brasil e no exterior.
Reverenciando o passado, o Ippuc também olha para o futuro. Isso se reflete, por exemplo, no trabalho de revisão do Plano Diretor de Curitiba, realizado a partir de março de 2014, que se encontra em apreciação na Câmara Municipal. A expertise do órgão também será disseminada por meio de palestras, seminários e oficinas. “Precisamos seguir aprendendo, debatendo, propondo caminhos, apostando na inovação e compartilhando saberes”, enfatizou Sérgio Pires.