Terminou na noite desta terça-feira (18/11) a fase de oficinas comunitárias de propostas da revisão do Plano Diretor, na Rua da Cidadania da CIC. Ao todo, foram dez eventos realizados nas administrações regionais, desde o final de outubro.
Nesta etapa, a equipe técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) organizou as discussões da comunidade em torno de demandas indicadas na fase de diagnóstico, ocorrida entre julho e agosto, para elaboração de propostas e identificação de instrumentos urbanísticos e ferramentas de planejamento urbano que serão avaliados para inclusão na nova lei do Plano Diretor. A previsão é que a legislação seja apreciada na Câmara de Vereadores no fim do primeiro semestre de 2026.
“Ninguém conhece mais o próprio território que o morador da regional. São essas percepções que queremos captar para a legislação que vai construir uma cidade cada vez melhor e mais humana para todos", avaliou Ana Zornig Jayme, presidente do Ippuc, no encerramento da oficina da CIC.
CIC participativa
A rodada contou com olhares diversos sobre os problemas urbanos da regional. A dona de casa Leonir Lucinda dos Santos, de 91 anos, foi uma das mais participativas na mesa de discussões das temáticas relacionadas à Paz: segurança pública e climática e a prevenção de desastres.
“Faço parte do conselho de saúde e sou muito ativa nas discussões sobre o que é preciso para melhorar nossa comunidade”, ensina Leonir. Moradora da CIC há 58 anos, dedica sua rotina a uma agenda intensa de ações comunitárias, como grupos da terceira idade, a Pastoral da Aids e as atividades do Cras.
Para propor soluções nas questões ambientais, a mesa do tema Planeta – riscos climáticos, defesa do meio ambiente, entre outros – teve a participação de André Felipe Mafra Santos, de 20 anos. Morador da CIC e estudante de Arquitetura e Urbanismo, o jovem aplicou a teoria de Planejamento Urbano que tinha visto durante a aula no curso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) durante a oficina, com os vizinhos e técnicos do Ippuc.
“Temos demandas importantes de habitação, mobilidade e defesa ambiental, pela pressão imobiliária na região”, avaliou André.
Oficinas livres
Quem não conseguiu participar das oficinas comunitárias ainda pode colaborar com propostas para o Plano Diretor nas oficinas livres. Essas reuniões independentes da agenda da equipe técnica do Ippuc podem ser realizadas por qualquer grupo ou entidade da sociedade civil organizada.
No site do Plano Diretor, há uma área de orientação para a metodologia e encaminhamento dos resultados das discussões, que poderão ser mediadas por técnicos indicados pela equipe do Plano Diretor. Para programar a agenda, basta entrar em contato pelos canais de comunicação disponíveis no site.