As equipes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e do Departamento de Arborização e Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) concluíram nesta semana a modelagem da ferramenta de apoio para o cadastramento de plantios feitos pelos moradores de Curitiba para ampliar as áreas verdes da cidade. Técnicos das diretorias de Informação e do Hipervisor Urbano trabalharam na unificação da base de dados e na automatização do cadastro de doações de mudas de árvores para aprimorar o manejo e ter melhor controle dos maciços verdes e áreas de plantio.
A partir do ano que vem, o cadastro ocorrerá por meio de um formulário digital, conectando as informações em tempo real a um painel em que é possível monitorar a distribuição das espécies no território urbano. A ferramenta completa o sistema de gestão de arborização da cidade, que controla ainda a distribuição de exemplares no sistema viário e nos equipamentos públicos, além dos maciços verdes em áreas de preservação ambiental.
“Essa funcionalidade nos garante uma gestão mais eficiente da política pública e também o monitoramento dos resultados, como a concentração de espécies, equilíbrio de biodiversidade e áreas de plantio urbano”, explica a engenheira ambiental Cátia Regina Augustin, da SMMA.
A estrutura do projeto está alinhada às diretrizes do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas – PlanClima Curitiba, especialmente às ações voltadas à ampliação de áreas verdes, promoção de sombreamento, drenagem natural, segurança hídrica e aumento do estoque de carbono. E também se conecta ao Plano de Governo 2025–2028, no eixo de Sustentabilidade do programa Viva uma Nova Curitiba, como a conservação de áreas verdes, a criação de novas unidades de conservação, o fortalecimento de florestas urbanas e a continuidade do programa anual de plantio de árvores, que estabelece a distribuição de 125 mil mudas por ano.
A próxima fase do projeto será a capacitação dos servidores que atuam nas administrações regionais, para controle dos registros a cada mutirão de doação. Para o cidadão, a ferramenta agiliza o preenchimento de dados, antes feito manualmente e em formulários de papel. A base atual, de 160 mil mudas doadas em 2025, também será incorporada à ferramenta, completando a funcionalidade da plataforma.