Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Reconhecimento

Ippuc conquista categoria A do Selo Clima Paraná pelo segundo ano consecutivo

O Selo Paraná conquistado pelo Ippuc em 2022 é fixado em destaque no site do instituto.

Pelo segundo ano consecutivo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) conquistou a categoria A/Mercado Interno do Selo Clima Paraná. A certificação é concedida pelo Governo do Estado a organizações com maior engajamento em ações e planejamento com foco em sustentabilidade e ao cumprimento da agenda mundial de enfrentamento dos efeitos às mudanças climáticas.

“O Ippuc, como órgão de planejamento, se alinha e fortalece o propósito de Curitiba na disseminação de práticas pela sustentabilidade definidas no Plano de Ação Climática, o PlanClima. A premiação pelo segundo ano consecutivo é resultado do esforço coletivo com foco comum”, afirma o presidente do instituto e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur.  

A cerimônia de outorga dos selos ocorrerá com o 6º Seminário Paranaense de Logística Reserva no dia 9 de novembro, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, no bairro Jardim Botânico, a partir das 17h.

 

Desafio do clima

Para este ano, a 9° edição da premiação, houve a ampliação do propósito do Selo Clima Paraná, com o reconhecimento das organizações paranaenses comprometidas com o desenvolvimento sustentável e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

O Ippuc alcançou a certificação com pontuação de 17,60, cinco pontos a mais do alcançado na certificação do ano passado (12,60) na avaliação de inventários de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e ações ESG (Ambiental, Social e de Governança) alinhadas aos compromissos da Agenda 2030, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre outros critérios de sustentabilidade. O Selo Paraná conquistado pelo Ippuc em 2022 é fixado em destaque no site do instituto.

Na opinião do coordenador da comissão responsável pelo levantamento dos dados no Ippuc, engenheiro Florestal Alfredo Trindade, que atua na Diretoria de Planejamento (DPL) do instituto, a certificação consecutiva mostra que a instituição está focada no cumprimento das metas traçadas pela Prefeitura e assumidas pela população ante às mudanças climáticas.

Além de Trindade, compuseram a comissão Karin Gomes, da DPL, César Cordeiro, da diretoria Administrativa Financeira; Lisiane Vidotto, da Diretoria de Projetos (DPR) Mariana Wolmann, da Diretoria de Implantação (DIP) e Daniele Moraes, da Diretoria de Informações (DIN).

A premiação Selo Paraná é dividida em categorias que variam de acordo com as práticas das organizações. Categoria A, com pontuação superior ou igual a 11, categoria B com pontuação entre 7 e 10,99; C para aqueles que ficaram entre 3 e 6,99 pontos; e D entre 1,6 e 2,99. As pontuações entre categorias se diferem do ano anterior.