O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) celebrou seus 48 anos de existência nesta sexta-feira (29) nos jardins do Instituto. A cerimônia contou com a presença do prefeito Gustavo Fruet que destacou a importância do IPPUC no cenário nacional e mundial como ícone de planejamento urbano. “É uma das instituições mais respeitadas de nosso país, e, por isso mesmo, também é uma das mais cobradas. O IPPUC tem um papel decisivo nas mudanças que vamos implantar na cidade e que estão vinculadas ao Plano de Mobilidade de Alta e Média Capacidade e aos Planos Estratégicos Cicloviário e de Calçadas”, afirmou Fruet.
O presidente do IPPUC, Sérgio Póvoa Pires, destacou a importância dos servidores da Instituição. “Este é o momento de dizer muito obrigado a todos os servidores, aos que já passaram pelo IPPUC e aos que estão na ativa. Sem vocês, nada disso seria possível. O trabalho e o talento de cada um de vocês é que fazem de Curitiba uma cidade cada vez melhor”, agradeceu Sérgio Pires. A participação do corpo técnico do IPPUC no projeto de transformação da cidade também foi destacada pelo prefeito Gustavo Fruet. “Curitiba precisa de vocês, que vão deixar um legado de eficiência e de inovação, num momento de tantos desafios”, afirmou o prefeito.
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Paulo Salamuni, afirmou que Curitiba não seria a mesma sem a presença do IPPUC. Salamuni lembrou que a palavra “política” teve origem na palavra “polis”, que quer dizer cidade. “Isso tudo tem estreita relação com o que chamamos de relacionamento urbano. E é em prol do relacionamento urbano que o IPPUC trabalha. Sintam-se orgulhosos porque a cidade precisa muito de vocês”, finalizou Salamuni.
O evento contou com as presenças de diversas autoridades, entre elas o presidente da URBS, Roberto Gregório da Silva Junior, o secretário da Comunicação Social, Gladimir Nascimento, a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento SA, Dina Paladino, o vereador Pier Paolo Petruzziello, o cônsul da Alemanha, Andreas Hoffrichter, e os representantes da Agência Internacional de Produtividade do Japão (JICA), Hidetsugu Kobayashi e Taketo Ochi.
Homenagens
O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Salamuni, homenageou o IPPUC com uma moção aprovada em plenário, por unanimidade, “com os votos de congratulações e aplausos ao IPPUC por seus 48 anos de existência”. Já os servidores do Instituto que se aposentaram em 2013 foram homenageados com uma obra criada exclusivamente para esse momento pelo designer José Merege. São eles: Altair José Basso, Roberto Gouveia, Maria da Conceição Lass, Cláudio César Gomes e José Roberto Siuta. Por fim, o prefeito Gustavo Fruet foi homenageado com um livro produzido por servidores do IPPUC. Com uma edição limitada, o livro documenta a passagem de Maurício Fruet, pai de Gustavo, pela prefeitura de Curitiba entre 1983 e 1986.
História de sucesso
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba foi criado no dia 1º de dezembro de 1965. Com um grupo multidisciplinar formado por arquitetos, engenheiros, economistas, sociólogos e administradores públicos, além de profissionais de outras áreas de atuação, o Instituto teve papel decisivo no processo de transformação da estrutura física, econômica, social e cultural que consolidou a Curitiba atual.
O modelo de Planejamento Urbano desenvolvido pelo Instituto é referência no Brasil e no mundo, tendo inspirado muitas outras cidades. Amparado no tripé uso do solo, sistema viário e transporte coletivo, o Planejamento Urbano induziu o crescimento e impulsionou o desenvolvimento da cidade.
Apoiado em estudos e pesquisas, assim como em modernas ferramentas de gestão e indicadores, o IPPUC concentra esforços na integração metropolitana, busca a humanização dos espaços públicos e investe na multimodalidade do transporte. As iniciativas seguem a premissa de que o ser humano é a medida de todas as coisas e têm como base as reivindicações da comunidade.