Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Ritos administrativos

Ippuc avança em inteligência de dados e amplia participação social

O avanço na inteligência de dados públicos, com o uso de ferramentas capazes de coletar, processar e distribuir informações em tempo real para apoiar a gestão de serviços e o planejamento de políticas públicas, foi um dos principais destaques da reunião do Conselho de Administração (Consead) do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), realizada nesta quarta-feira (27/8), na Casa Polonesa.

Um exemplo dessa inovação é o Hipervisor Urbano, inaugurado no ano passado, que integra diferentes bases de dados municipais e possibilita acompanhamento em tempo real da cidade, fortalecendo a tomada de decisões estratégicas e a formulação de políticas públicas baseadas em evidências.

Além dos avanços tecnológicos, o encontro ressaltou o processo de revisão do Plano Diretor de Curitiba, que em 2025 está sendo conduzido de forma mais participativa. A metodologia inclui oficinas presenciais, encontros temáticos e ferramentas digitais que permitem ampliar o diálogo com a sociedade.

A reunião também foi marcada pela transversalidade na exposição dos temas, menos compartimentalizada por setores e mais focada em mostrar como as diferentes diretorias se integram para entregar resultados concretos. Esse formato contribuiu para dar aos conselheiros uma visão mais completa do funcionamento do Ippuc e da articulação entre áreas como mobilidade, habitação, meio ambiente, inovação e gerenciamento de obras com financiamento externo.

“O modelo, além de facilitar a compreensão das ações, reforça a noção de que os projetos estruturantes da cidade dependem da integração de múltiplos olhares e competências para alcançar resultados mais efetivos”, diz o assessor da presidência do Ippuc, Clever Almeida. “Essa abordagem nos permite traduzir melhor a complexidade urbana e oferecer respostas mais integradas”, afirma.

A reunião do Consead teve como propósito apresentar aos conselheiros a execução financeira e a estrutura administrativa do Ippuc ao longo do exercício de 2024, reunindo as ações de todas as diretorias, bem como citar as principais frentes de atuação em 2025. O balanço mostrou a consolidação de projetos estratégicos, ao mesmo tempo em que apontou para novos destaques.

Consead

Conforme o Decreto 1.748/2025, o Conselho Administrativo do Ippuc é presidido pelo prefeito Eduardo Pimentel, tendo suplemente a presidente do Ippuc, Ana Zornig Jayme, e integrantes da diretoria – Marcus Vinícius Negão (Financeiro Administrativo), Thomaz Ramalho (Planejamento), Carlos Barros (Implantação), Mônica Máximo da Silva (Pesquisa), Daniela Mizuta (Projetos) e Oscar Schmeiske (Hipervisor) –, além de representantes das secretarias municipais do Urbanismo, Rodrigo Baranczuk; Obras Públicas, João Carlos Vidal Filho; Administração e Tecnologia da Informação, Marilei de Oliveira; Finanças e Orçamento, Anderson Padovani; Procuradoria-Geral do Município, Viviane Machado; Meio Ambiente, Ibson Martins de Campos; Câmara Municipal de Curitiba, Lórens Nogueira; Fundação de Ação Social, Eduardo Prodossimo; Companhia de Habitação Popular de Curitiba, André Baú; e Urbs, Sérgio Luiz de Oliveira.