Termina na sexta-feira (30/5) o prazo para que aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) que não fizeram a sua prova de vida em janeiro e fevereiro façam a comprovação, que é obrigatória para todos os beneficiários. O grupo foi convocado pela segunda vez e quem não comparecer ao Instituto poderá ter o pagamento do benefício suspenso.
Veja AQUI se você foi chamado.
Além deste grupo, o IPMC aguarda até o dia 9 de junho aqueles que não comprovaram, até março e abril, que estão vivos. Os beneficiários do IPMC devem fazer a comprovação a cada 12 meses. Foram enviadas correspondências a 702 pessoas que têm horário agendado desde o dia 21 de maio.
Veja AQUI se você faz parte deste grupo.
Se o beneficiário foi convocado e não compareceu, deve entrar em contato por telefone e reagendar. O número é (41) 3350-3660. A orientação é a mesma para os que foram chamados e não poderão comparecer na data indicada na correspondência.
O atendimento de forma presencial só é necessário quando, no intervalo de 12 meses, a pessoa não utiliza as outras formas de comprovação: atendimento no SUS de Curitiba, atendimento no plano de saúde dos servidores, o ICS (Instituto Curitiba de Saúde), ou o aplicativo GOV.BR, pelo celular, no mês do aniversário e no mês seguinte. Nestes três casos, após algumas semanas, o IPMC é informado e a prova de vida é renovada no sistema por um ano.
Daniélle Sass, gerente de Relacionamento do IPMC.Segurança
A prova de vida é um procedimento de segurança obrigatório a todos os aposentados e pensionistas de regimes próprios de previdência, como o IPMC. Com ela, o sistema previdenciário evita fraudes e pagamentos indevidos.
Os beneficiários que não validarem a comprovação podem ter as aposentadorias e pensões suspensas.
Para saber a data de validade da prova de vida, o beneficiário do IPMC faz a consulta no site do Instituto, clica em “Área do beneficiário” e informa o CPF e a senha. A data de vencimento da prova de vida é uma das informações em destaque.