A edição deste ano da Semana da Internet Segura, promovida pela Secretaria Municipal da Educação de 11 a 15 de agosto, tem como um de seus destaques a Inteligência Artificial. Nesta sexta-feira (15/8), às 9h, tem palestra com o professor Razer Montaño, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), como tema “IA generativa e segurança na internet”.
A palestra será no Setor de Educação Profissional e Tecnológica (bloco C), no bairro Jardim das Américas.
A Semana da Internet Segura - Segurança, cidadania e ética digital reúne este ano mais de 1,3 mil participantes em diversas atividades, como encontros, palestras, oficinas e bate-papos, com atividades presenciais e online em diversos espaços da Secretaria, escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e universidades.
“A programação mobiliza toda a rede pública curitibana e traz atividades para estudantes, professores, famílias e toda a comunidade escolar, com foco na cidadania digital e nos cuidados online”, destaca o secretário Jean Pierre Neto.
Nesta quarta-feira (14/8), uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Mirazinha Braga (Vista Alegre) participou de atividades no Laboratório Pedagógico de Inovação, na sede da SME, no Alto da Glória.
A professora Manuelle Pereira, da Gerência de Inovação Pedagógica, explicou que o uso de aparelhos tecnológicos requer equilíbrio, tanto em casa quanto na escola. Ela contou às crianças a história da Menina de Cabeça Quadrada, de Emília Nuñez, e explicou a importância de as famílias observarem as crianças quando usam a internet, filtrando conteúdos.
O estudante Caio Rodrigues explicou que gosta de ler e estudar no computador, e tem horários regulados pelos pais para usar a internet. “Por exemplo, jogar eu posso no máximo duas horas. E a gente não deve conversar com quem não conhece no bate-papo”, contou Caio.
A programação envolve também os pequenos da Educação Infantil. Na terça-feira (12/8), crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Riad Salamuni receberam orientações para o uso seguro da internet, durante visita ao espaço coworking da Universidade Livre do Professor (ULP), na Cidade Industrial.