A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, por meio do Departamento de Política Sobre Drogas, recebeu instrumentos musicais (violões, tamborins, surdos, pandeiros, berimbaus, aparelhos de som e telas de projeção).
Os itens, adquiridos com verba de emenda parlamentar pelo vereador Osias Moraes, serão distribuídos aos 13 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Prefeitura e farão parte de oficinas de terapias musicais, para auxiliar no tratamento e cuidado a dependentes químicos.
É uma forma de contribuir com o processo de reabilitação e reinserção dos pacientes na sociedade. “A musicoterapia contribui para auxiliar no tratamento de dependentes químicos e busca promover a saúde mental e física dos participantes. Com esses materiais podemos proporcionar melhor qualidade nos cuidados e tratamento a quem está precisando”, afirma o diretor do Departamento de Política Sobre Drogas, Cristiano De Bastiani.
De acordo com ele, com a terapia são restabelecidas funções e desenvolvimento potencial por meio da música, favorecendo o resgate da história do paciente, fortalecendo a identidade e diminuindo a ansiedade.