Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Servidores

Instituto Curitiba de Saúde amplia programa para beneficiários com Transtorno do Espectro Autista

Prefeito Rafael Greca participa da abertura da Semana do Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Instituto Curitiba de Saúde (ICS). Curitiba, 11/04/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Com o mote “Autismo Não se Cura, se Compreende”, o ICS (Instituto Curitiba de Saúde), o plano de saúde do servidor da Prefeitura, deu início, nesta terça-feira (11/4), à Semana do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O prefeito Rafael Greca acompanhou o evento alusivo ao Abril Azul, mês escolhido para alertar em relação à condição.

A programação começou com a inauguração do espaço inclusivo “Conviver Curitibinhas”, que fica na ala da pediatria do Centro de Saúde (Rebouças) e é um local para proporcionar mais conforto na espera das consultas; e com o anúncio da ampliação do Programa de Atenção ao Beneficiário com TEA, que passa a oferecer apoio psicológico às mães de crianças com o transtorno.

O prefeito reforçou a necessidade de atenção ao TEA, em função da quantidade crescente de diagnósticos do transtorno. Ele enumerou a rede de atenção que a cidade tem, pelas secretarias municipais da Saúde e Educação. 

“Temos que trabalhar muito para criar uma motivação da sociedade para entender o TEA”, disse o prefeito. “Fico feliz em ver o ICS ampliando suas ações porque isso significa também mais qualidade no atendimento aos nossos servidores e suas famílias”, completou.

O presidente do ICS, Tiago Waterkemper, reforçou que o atendimento ao público já é bastante completo, mas que a ideia é aprimorá-lo. Hoje, cerca de 360 crianças são atendidas pelo Programa de Atenção ao Beneficiário com TEA. 

“O programa tem como objetivo facilitar o acesso às terapias especiais, intervenções e acompanhamentos necessários. Com esta programação, as capacitações e a maior atenção às mães, devemos melhorar ainda mais”, disse. 

Acompanharam o lançamento, ainda, a secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila; a chefe de gabinete do ICS, Cristina Romanniuk Fontanelli; o diretor administrativo-financeiro, Elcio Casagrande; e a diretora de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais e de Assistência à Saúde, Marina Bueno. Além do assessor de articulação política, Lucas Navarro, do administrador da Regional CIC, Raphael Keiji; e do vereador Mauro Bobato.

A semana

Até sábado (15/4), estão previstas capacitações para o público interno, profissionais de saúde e educadores, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, além de atividades para os beneficiários - pais e crianças diagnosticadas com TEA.

Já nesta terça-feira (11/4) acontece uma palestra para os colaboradores do ICS, com o tema “A neurodiversidade no ambiente de trabalho”. Haverá, ainda, treinamento das equipes para reconhecimento precoce do transtorno e abordagens com a família; e capacitação para pediatras, médicos de família, neurologistas e neuropediatras, enfermagem, assistentes sociais do ICS.

Os professores da rede municipal de ensino passam por treinamento na quarta-feira (12/4), também para aprender a identificar os sinais e para lidar com estudantes que tenham recebido o diagnóstico recente. Essa atividade é realizada em uma parceria entre o ICS e a Secretaria Municipal de Educação. 

Pais e responsáveis

Na quinta-feira (13/4), os pais e responsáveis vão saber como funciona o Programa de Atenção ao Beneficiário com Necessidades Especiais e participar de uma roda de conversa mediada por um psicólogo a respeito do TEA. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 3330-6174 das 7h às 16h (falar com Luana).

Já no sábado (15/4), é a vez dos pequenos participantes do programa terem atividades recreativas, com cinema, escultura em balões, pintura e musicoterapia.