Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Evolução constante

Instituições do ecossistema de inovação de Curitiba assinam Pacto do Vale do Pinhão

o presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão, na assinatura do Novo Pacto do Vale do Pinhão, com instituições do ecossistema de inovação. Curitiba, 18/12/2024. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O ecossistema de inovação de Curitiba deu mais um passo no avanço da estruturação de sua governança nesta terça-feira (17/12), com a assinatura do Novo Pacto do Vale do Pinhão.

O evento, organizado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, reuniu no Pinhão Hub (Rebouças), os 19 primeiros representantes de instituições públicas e privadas que já atuam em prol do fomento do ecossistema de inovação da cidade, signatários de uma nova versão do primeiro pacto, feito em 2017.

A missão deste comitê é partilhar as decisões entre os entes que formam o Vale do Pinhão e manter Curitiba como modelo de cidade empreendedora, sustentável e inteligente. 

“Temos aqui muitas lideranças do nosso Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação mais premiado do Brasil. E premiado por um trabalho que não é de agora, é algo que a cidade vem construindo. Agora, com este novo pacto, damos mais um passo, para dar um corpo oficial, documentado de quem somos, para buscar novos investimentos, prêmios, realizar o crescimento e amadurecimento do nosso ecossistema”, destacou o presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão.

Em forma de um protocolo de intenções, o Pacto do Vale do Pinhão foi assinado por secretários estaduais, presidentes de associações, reitores, empresários da cidade que já atuam no ecossistema e reafirmam seu compromisso em atuar no Comitê de Governança, responsável por estruturar as ações em torno do fomento à Inovação, Tecnologia, Ciência e Empreendedorismo em Curitiba, de forma corresponsável. 

Entre as instituições que renovaram seu pacto com o Vale do Pinhão nesta terça-feira estão instituições curitibanas de todos os atores do ecossistema:

  • Poder Público: Prefeitura, por meio da Agência Curitiba, e Governo Estadual, por meio das secretarias de Inovação e de Ciência, Tecnologia E Ensino Superior
  • Iniciativa privada: Accelera Hub, The Bets Health, Curitiba Angels, Ventiur Invesdimentos
  • Universidades e pesquisadores: UTFPR, Universidade Positivo, PUCPR
  • Sociedade Civil: Invest Paraná, Sebrae/PR, Fiep/PR, Fecomércio/PR ,Faciap, Assespro-PR, ACP, Fomento Paraná

Também estiveram presentes representantes de instituições do ecossistema que estão em fase de trâmite de documentos para também assinarem o Pacto: a Universidade Federal do Paraná (UFPR), representada pelo reitor Marcos Sunye; a Fomento Paraná, pelo diretor Vinícius Rocha; o hub iCities, por seu sócio-diretor, Beto Marcelino; a Academic Ventures, por Zaki Akel Sobrinho;  o Instituto Legado, por seu presidente, James Marins; e o GazzConecta, pela head de Produto Millena Prado.

Não puderam estar presentes, mas também serão signatários, a Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do Paraná (Suceso/PR) e a Start Growth.

Outras instituições que fazem parte do Vale do Pinhão também foram convidadas para assinar o protocolo e podem fazê-lo nas próximas semanas, junto à Agência Curitiba.  

Governança unida

Resultado de dois anos de trabalho para sua formatação, esta nova versão do Pacto pela Inovação apresenta metodologia de governança para Vale do Pinhão, inspirada em modelos nacionais e internacionais e criada com colaboração de integrantes das Redes de Inovação e aprovada pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Curitiba (CMCTI), representado no evento por sua presidente, Marcia Krama.

A formatação deste novo modelo passou por diferentes estágios até chegar ao grupo que se compromete pela governança do Vale do Pinhão: a partir das instituições signatárias do Pacto, será estruturado um colegiado central, com representantes dos setores governamental, educacional, empresarial e da sociedade, respeitadas as liberdades e autonomias de cada integrante.

“Ao assumirem este Pacto, queremos a união destas instituições em uma governança bem feita com a participação de representantes de todos os atores do ecossistema. Quando o Vale do Pinhão nasceu, era uma política pública da Prefeitura para fomentar a inovação na cidade que, tem em seus eixos de atuação a articulação entre seus atores”, explica o coordenador técnico de Ambientes de Inovação da Agência Curitiba, Marlon Alves Cardoso.

Histórico

Um primeiro movimento em prol da organização do ecossistema de inovação foi realizado em 2017 a partir de um encontro com o recém empossado prefeito Rafael Greca, em que a quadro grandes universidades de Curitiba – UFPR, UTFPR, PUCPR e Universidade Positivo, que formam o “Quadrilátero da Inovação” –  e instituições de apoio empresarial de Curitiba, pediram que a Prefeitura desenvolvesse políticas públicas em prol da inovação na cidade, o que casou com a intenção de Greca em fomentar a inovação para o desenvolvimento socioeconômico da cidade.

Em dezembro do mesmo ano, um primeiro pacto pelo Vale do Pinhão foi assinado com 17 instituições públicas e privadas, em uma reunião em que foram lançadas as bases fundamentais para fomentar um ambiente propício à inovação em Curitiba. Esse ambiente deveria ter uma agenda colaborativa dos eventos, a discussão e definição das linhas gerais da estratégia ecossistêmica para a cidade.

Atualmente, o Vale do Pinhão concentra cerca de 9,1 mil empresas da área de tecnologia da informação, 670 startups, 62 instituições de ensino superior, 33 entes de investimento, crédito, fomento e financiamento com fontes de capital para inovação, uma rede de 185 ambientes promotores de inovação.

Em 2021, é formalizado o Comitê de Governança do Vale do Pinhão, que conta com clusters empresariais de Turismo Inteligente, Alimentos, Metal Mecânica, Saúde e, o mais recente, Inteligência Artificial.

Em 2023, o modelo de governança é reformulado, com a criação das Redes de Inovação de Talentos, Ambientes e Capital. Este ano, o ecossistema ganhou sua primeira comunidade de startups, a Pinhão Valley Startup Community.

Instituições Signatárias e seus representantes no Novo Pacto do Vale do Pinhão

  • Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação: Dario Paixão (presidente)
  • Secretaria Estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI): Alex Canziani, secretário estadual;
  • Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti): Aldo Bona, secretário estadual;
  • Invest Paraná: Giancarlo Rocco, diretor De Internacionalização;
  • Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR): Joailson Antonio Agostinho, gerente da regional Curitiba;
  • Federação das Indústrias do Estado Do Paraná (Fiep/PR): Virgílio Moreira Filho, vice-presidente;
  • Federação Do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio/PR): Rodrigo Afonso Schmidt, assessor de Relações Internacionais;
  • Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap): Ronaldo Couza, vice-presidente de Inovação;
  • Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR): Adriano Augusto Krzyuy, vice-presidente e presidente eleito da próxima gestão;
  • Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do Paraná (Sucesu-PR);
  • Associação Comercial do Paraná (ACP): Antonio Gilberto Deggerone, presidente;
  • Universidade Tecnológica Federal Do Paraná (UTFPR): Vanessa Ishikawa Rasoto, vice-reitora; 
  • Pontifícia Universidade Católica Do Paraná (PUCPR): Anderson Luis Szejka, gerente do Núcleo de Inovação Tecnológica da Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação;
  • Centro de Estudos Superiores Positivo – Universidade Positivo: Roberto Di Benedetto, reitor;
  • Accelera Hub: Luiz Américo Gori Camargo, diretor;
  • The Bets Health: Jaqueline Chechelski Andrade, sócia administradora;
  • Start Growth;
  • Associação de Investidores Curitiba Angels: Cesar Heli Oliveira, presidente;
  • Ventiur Investimentos: Leonardo Silveira Mezzomo, sócio.