Recreio é para brincar. Toda criança sabe bem disso e no Centro de Educação Integral (CEI) Érico Veríssimo, no Alto Boqueirão, essa máxima é levada a sério por toda a comunidade escolar. Tanto que partiu dos auxiliares de serviços escolares - os inspetores – a criação de um novo formato de recreio, que desde o início deste ano levou novos jogos e brinquedos para os 1,2 mil estudantes se divertirem no intervalo das aulas.
O formato é o “recreio dirigido”. “É uma prática que acontece em outras escolas públicas e particulares, mas aqui o desafio era fazer isso em uma unidade tão grande”, conta a auxiliar de serviço escolar Eliana de Fátima Delgado.
“Oferecemos um momento para eles aproveitarem mais as diferentes brincadeiras e não ficarem só de correria, expostos a quedas”, explica Eliana Delgado.
Ela e outras colegas levaram a sugestão para a direção da Érico Veríssimo, que decidiu implantar o projeto. Foram comprados jogos e brinquedos. E, a cada intervalo, as inspetoras montam um verdadeiro parque de diversões que fica à disposição dos estudantes do pré ao 5º ano da escola que são atendidos em tempo integral.
Salão de jogos
Entre os brinquedos, tem jogo de amarelinha, pista de carrinho, conjuntos de panelinhas, jogos de damas, peças de encaixe, quebra-cabeças. Também podem assistir à televisão, brincar nas caixas de areia. As brincadeiras no pátio e na quadra seguem liberadas e as crianças escolhem onde querem brincar.
“O meu brinquedo preferido é a pista de carrinhos. Ficou muito mais legal ter todos esses brinquedos”, conta Isabelly, de 7 anos.
A próxima novidade na lista de opções são bonecos com os kits de medicina. “Acho que eles vão gostar de brincar de hospital”, estima Eliana.
Resultados positivos
Ao bater o sinal para o retorno às aulas, são os estudantes quem guardam os brinquedos. Os resultados do recreio dirigido, conta a diretora da escola Vanessa Storrer, são perceptíveis no comportamento da piazada.
“Diminuímos os casos de brigas entre as crianças”, fala. “Em alguns casos de crianças com transtorno de conduta, temos a felicidade de vê-las brincado com esses jogos.”
Vanessa destaca que o projeto é resultado de uma gestão democrática da escola, em que todos se sentem à vontade para fazer sugestões. “Com a participação de todos, há a compreensão dos princípios que norteiam a Escola Érico Veríssimo. E um deles é permitir às crianças o espaço para brincar”, diz.