Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Bom Negócio - Vale do Pinhão

Inscrições para aulas presenciais do programa começam nesta sexta

A presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, participa de evento com parceiros do Bom Negócio. Curitiba, 20/02/2020. Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

As aulas presenciais e gratuitas do Bom Negócio – Vale do Pinhão começam em março e as inscrições para as 200 vagas serão abertas nesta sexta-feira (21/2), no site do programa da Prefeitura. Nesta quinta-feira (20/12), parceiros do curso estiveram reunidos no Engenho da Inovação, no Rebouças, para conhecer detalhes da programação de 2020.

O Bom Negócio é promovido pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, em parceria com instituições de ensino, entidades de fomento, especialistas em gestão e terceiro setor. Um seminário de abertura da programação ocorrerá no Memorial de Curitiba, no dia 19 de março, e as turmas presenciais começam no dia 23.

“Criar o próprio empreendimento é uma das tendências do emprego do futuro e os participantes do Bom Negócio estão sendo capacitados para adotar uma nova cultura voltada à inovação, com uso da tecnologia, adoção de gestões mais modernas, compartilhamento de ideias e aposta na economia criativa e colaborativa”, afirmou Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba.

Relançado em 2018 pela Prefeitura, o Bom Negócio já capacitou 2.700 empreendedores, que nos últimos dois anos participaram de aulas à distância (EAD) e presenciais. No total, são 90 horas de capacitação sobre empreendedorismo de impacto, com duração de cerca de seis meses.

Daniela Vitório Del Puente, coordenadora do Bom Negócio, alerta que, para participar das aulas presenciais (Rota 3), é preciso obrigatoriamente fazer as Rotas 1 e 2, à distância. Enquanto as aulas à distância (Rotas 1 e 2) são continuadas, ou seja, podem ser feitas a qualquer momento no site do Bom Negócio, as turmas presenciais (Rota 3) ocorrem a cada semestre.

Rotas

Na Rota 1 (16 horas), são abordados temas como comportamento do empreendedor, planejamento, mercado e finanças. A Rota 2 é composta por EAD (14 horas) e workshops, que ocorrem no Engenho da Inovação, sede da Agência Curitiba, no Rebouças. As aulas temáticas das rotas são em vídeo e, ao fim de cada etapa, o aluno precisa fazer um teste.

A Rota 3, de 60 horas, é presencial e compreende sete encontros temáticos (gestão inovadora; finanças e sustentabilidade; marketing, tecnologia e novos negócios; gestão de pessoas; mercado, produto, vendas e novo cliente; criatividade e inovação; e Startups: nenhum modelo de negócio).

Os encontros em sala de aula ocorrerão em espaços de quatro instituições parceiras do programa: Centro Europeu, Unibrasil, Uninter e Universidade Positivo.

Participaram do encontro Vinicius Corsini, gestor de Projetos de Parcerias da Associação Comercial do Paraná (ACP); Gabriel Fonseca, gestor comercial da Associação Comercial do Paraná (ACP); Adriano Augusto Krzyuy, presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-PR); Norman de Paula Arruda Neto, diretor acadêmico do Isae/FGV; Mônica Berlitz, co-fundadora e gestora do Clube da Alice; Giselli Ribeiro dos Santos, do Centro Rebouças de Inovação e Aceleração (Cria); Letícia Preuss, coordenadora regional da Endeavor; Guilherme Camargo, gestor do Bom Negócio na Endeavor; Adriano Benedito Laurindo, coordenador de Qualificação Profissional da Fundação de Ação Social (FAS); Rodrigo Sepulcri Rosalem, diretor de Planejamento e Gestão da Fecomércio/PR; Alberto Posseti, coordenador de Projetos da Fesp; Renato Maçaneiro, diretor de Mercado da Fomento Paraná; Edson Herek, coordenador Focal - Bom Negócio da Opet; Leila Maranho, coordenadora de Pós-Graduação da Universidade Positivo; Lígia Cardoso, coordenadora da Pós Focal – Bom Negócio da Universidade Positivo; Paula Trevilatto, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCPR; Carla Selva, gestora da Sala do Empreendedor - Focal Bom Negócio do Sebrae-PR; Tania Fofano, gestora do Programa Empório Metropolitano do Instituto Municipal de Turismo; Tatiana Neves, coordenadora de Gestão e Planejamento do Instituto Municipal de Turismo; Lauro Katsumi, coordenador focal - Bom Negócio na Unibrasil; Elizeu Alves, coordenador Focal - Bom Negócio da Uninter; Graciela Inês Bolzón Muñiz, vice-reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Maria Lucia Figueiredo Gomes de Meza, gestora da Incubadora da UTFPR; e Maico de Ornelas, gestor da Incubadora da UTFPR.

Emprego do Futuro

Emprego do Futuro é uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como mobilidade urbana, sustentabilidade e cultura da inovação. A conexão de Curitiba e dos curitibanos com os desafios para a conquista dos Empregos do Futuro motivou um conjunto de ações desenvolvidas pelo Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação da cidade para garantir o crescimento sustentável de Curitiba.

Desenvolvidas pela Agência Curitiba/Vale do Pinhão e Fundação de Ação Social (FAS), as iniciativas englobam desde ações focadas no setor de tecnologia e inovação até as de capacitação de habilidades técnicas e humanas. O princípio é simples: muitas profissões “tradicionais” vão mudar e muitas novas vão surgir. O objetivo é capacitar, apoiar e incentivar jovens e adultos, de forma que estejam mais bem preparados para as demandas do mercado de trabalho atual e futuro. As iniciativas incluem: Worktibas, 1ºEmpregotech, Primeiro Emprego, Tecnoparque, Liceus de Ofícios e Inovação, Bom Negócio, Mobiliza, Espaços Empreendedor, Empreendedora Curitibana, Fab Lab e Paiol Digital.