A poucas semanas da chegada de 2021, ano em que Curitiba celebra 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes poloneses à cidade, o prefeito Rafael Greca recebeu, em seu gabinete, a nova Cônsul-Geral da Polônia, Marta Olkowska.
O encontro foi na manhã desta quinta-feira (3/12), em que o prefeito deu as boas-vindas à nova cônsul-geral e ambos falaram de diversos assuntos de interesse para o desenvolvimento social e econômico.
“Conversamos sobre História, mas também de futuro. Sobre design, música, cultura, intercâmbio cultural e empresarial. Também a auspiciosa ocasião do ano de 2021, que marca os 150 anos da imigração polonesa em Curitiba, em que as primeiras famílias de poloneses chegaram para fazer parte desse mosaico étnico que é a nossa identidade cultural”, disse o prefeito.
Empossada no cargo em maio, Marta destacou o desejo de intensificar as relações entre os dois países e estreitar a parceria com a capital paranaense.
“A Polônia é mais que história, temos muitas empresas e comércio e é o que queremos trabalhar. Temos muitas ideias em parceria com a Prefeitura de Curitiba”, disse.
No encontro, o Consulado solicitou a criação de um monumento para os imigrantes do país. Greca sugeriu que seja instalado no Pilarzinho, bairro que recebeu a primeira colônia de poloneses, em 1871.
Presença polonesa
O prefeito lembrou também que a presença polonesa está espalhada em vários pontos de Curitiba. A cidade tem a Praça da Polônia, no Cristo Rei; o Portal Polonês, na Rua Mateus Leme; e o Bosque do Papa, que eternizou a passagem do polonês João Paulo II por Curitiba em 1980 e conta com sete casas do país do leste europeu.
Além disso, a cidade conta com um quarto dos descendentes de poloneses do estado. O Paraná tem a maior colônia polonesa do Brasil: 1,2 milhão de descendentes - 300 mil deles só em Curitiba.
Entre eles, os que deram sua contribuição para a urbanização de Curitiba, como Saul Raiz e Jaime Lerner, lembrou o prefeito.
Rafael Greca presenteou a cônsul-geral com seu livro Curitiba Luz dos Pinhais e uma echarpe de seda com estampas do artista paranaense João Turin. Em retribuição, recebeu disco com a imagem de Nossa Senhora Czestochowa, padroeira da Polônia estilizada em pontilhismo e pinhões, unindo as identidades polonesa e curitibana.
Presenças
Participaram do encontro o vereador Mauro Ignácio, o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein, o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó; e o secretário consular do Consulado Geral da Polônia em Curitiba, Paulo Cesar Kochanny.