Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Para receber a comunidade

Imap treina servidores para mediarem grupos de moradores nas reuniões do Fala Curitiba

240 servidores fazem capacitação sobre Mediação e Participação Cidadã, para poderem trabalhar nas reuniões de bairros do Fala Curitiba. Foto: Divulgação

O Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) promoveu, nesta semana, a capacitação de 240 servidores que trabalharão nas reuniões presenciais da consulta pública Fala Curitiba, a partir de 9 de junho. Divididos em quatro turmas, eles receberam conhecimentos teóricos e participaram de atividades práticas sobre negociação.

As reuniões de bairros representam a terceira etapa do Fala Curitiba, que desde o começo de março ouve a população sobre ações da Prefeitura, como obras e serviços, que poderão entrar na previsão orçamentária da cidade. Atualmente, está em andamento a segunda fase da consulta pública, com participação aberta na internet e no Fala Curitiba Móvel, para os moradores opinarem por meio de formulários impressos.

Aprimorando o modelo

“É uma oportunidade importante porque nós, da Prefeitura, vamos atuar como mediadores das demandas que serão compiladas e submetidas à votação final, em agosto”, explica a presidente do Imap, Beatriz Battistella, que acompanhou os dois dias de atividades, realizadas no centro de eventos do Parque Barigui.

Conduzida pela professora Carolina Fiuza Parolin, a capacitação enfatizou a importância da empatia no atendimento ao público – qualidade que os servidores vão exercitar também nas 29 reuniões que acontecerão em bairros das dez regionais administrativas da cidade.

Mediadores treinados

Julicéia Mara da Silva e Odilon Oliveira estão entre os 240 aptos a atuar como mediadores nas reuniões. Eles fizeram parte dos cinco técnicos atuantes na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) presentes à capacitação.

“Vou dar o máximo para ajudar a conduzir da melhor forma o processo que pode resultar em boas sugestões da comunidade para Curitiba”, disse Julicéia, que trabalha na Regional Santa Felicidade. Para Odilon, que atua na Regional Tatuquara, a oportunidade de trabalhar no Fala Curitiba vai ser especial. “Vou ajudar em algo inovador, criador para a cidade opinar”, define.

Passo a passo das reuniões

Na fase de apresentação de sugestões para a Lei Orçamentária Anual (LOA), ocorrem as 29 reuniões presenciais, abrangendo os 75 bairros de Curitiba reunidos em grupos. Em 2025 elas acontecerão entre os dias 9/6 e 11/7.

Nas reuniões, quem ainda não registrou suas demandas na internet ou no Fala Curitiba Móvel é convidado a preencher o formulário da consulta. Esses formulários se juntam aos dos participantes que já registraram suas sugestões nas duas fases anteriores.

A seguir, os presentes são convidados a optar pela política pública sobre a qual querem fazer sugestões. A escolha feita direciona para o grupo que tratará da política pública priorizada pelos participantes.

Em cada grupo, os participantes vão avaliar as sugestões apresentadas e, após a análise de todos, definir as três prioridades correspondentes a cada tema.