Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Especialização

Imap dá início aos cursos de pós-graduação para servidores e para a comunidade

Aula inaugural dos três cursos ofertados pela Prefeitura de Curitiba de pós-graduação para servidores e para a comunidade. Curitiba, 28/09/2021. Foto: Hully Paiva/SMCS

 

Os 90 alunos de pós-graduação da Escola de Administração Pública do Imap (Instituto Municipal de Administração Pública) assistiram, nesta terça-feira (28/9), à aula inaugural dos três cursos ofertados pela Prefeitura de Curitiba. O professor do programa de Mestrado e Doutorado da UTFPR, Antonio Oliveira, ministrou a aula inaugural com o tema Estado, Governança e Políticas Públicas, no Salão de Atos do Parque Barigui.

Em 2021, a Escola ofertou dois cursos inéditos, sobre Gestão de Cidades Inteligentes, e Governança e Políticas Públicas. Além destes, também foi oferecida a pós-graduação em Administração Pública pela terceira vez desde 2017. Cada um dos cursos recebeu 28 servidores e dois alunos da comunidade externa.

Na abertura das atividades, o presidente do Imap, Alexandre Matschinske, destacou aos alunos a importância de o servidor buscar a qualificação de forma permanente ao longo da carreira.

“Queremos dar as condições para que o nosso servidor busque sempre o avanço na sua capacitação profissional, pois esse aprimoramento gera alta qualidade no serviço prestado em Curitiba. Temos um dos melhores, se não o melhor quadro de servidores do país”, afirmou.

Ao todo 170 candidatos se inscreveram para os cursos de pós-graduação de 2021. Devido à boa adesão, no primeiro semestre de 2022 será lançada novas turmas dos cursos de Administração Pública e Gestão de Cidades Inteligentes.

A formação tem duração de um ano e meio, e começa em formato remoto durante a pandemia, mas retornará às aulas presenciais nas instalações do Imap conforme o desacelerar da contaminação por coronavírus em Curitiba. Alguns dos módulos serão integrados, isto é, terão conteúdos coincidentes para mais de um curso. A pós-graduação oferecida pelo Imap é 100% gratuita.

“Hoje tenho a alegria de saudar a nova turma de servidores que vai fazer parte da pós-graduação do IMAP. A nível de pós-graduação, especializar a administração pública é tudo de bom, e é tudo o que deseja meu coração de prefeito”, comemorou o prefeito Rafael Greca, num vídeo exibido na abertura das atividades.

 

Plano de Ensino

Desde que foi credenciada, em 2017, a Escola de Administração Pública do Imap certificou 170 alunos.

“Nós desejamos que o aprendizado de nossos servidores seja aplicado dentro da própria Prefeitura, e que os pós-graduandos nos ajudem a solucionar questões do dia a dia da cidade. Por isso, temos o cuidado de promover atividades que sejam aplicadas dentro da própria administração pública”, ressaltou o diretor da Escola de Administração Pública do Imap, Dario Paixão.

Pensando nisso, o trabalho de conclusão de curso desenvolvido pelos alunos será um projeto voltado à secretaria em que o servidor está lotado. Participam das especializações servidores de 19 secretarias e órgãos da Prefeitura.

Os que ocupam as vagas destinadas à comunidade também deverão desenvolver sua pesquisa e apresentar projeto que tenha aplicabilidade na administração pública.

Outro esforço da Escola de Administração Pública é o de valorizar os servidores de carreira da Prefeitura. Metade do corpo docente é formado por professores servidores pós-graduados na área, e a outra metade é composta por profissionais do setor privado.