Texto: Miguel Ângelo de Andrade
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
O Natal de Curitiba, que emociona curitibanos e turistas, tem uma longa tradição. As decorações e presépios montados em locais públicos sempre atraíram a população para os passeios noturnos, quando as luzes natalinas davam um colorido especial para a cidade.
Imagens recuperadas pelo Arquivo Público Municipal de Curitiba retratam bem esse movimento na história recente da cidade. Em uma das imagens resgatadas, o então prefeito Jaime Lerner aparece na Boca Maldita ao lado do Papai Noel para abrir o Natal de Curitiba, em 1991.
Natal na Boca Maldita
É possível perceber que o local foi cuidadosamente decorado com luzes e motivos natalinos, que se estendiam pela Rua XV de Novembro, tradicional polo de comércio da capital.
As empresas sempre tiveram participação marcante no Natal de Curitiba, contribuindo para ampliar a festa. Entre as participações mais emblemáticas, está a do antigo grupo empresarial Hermes Macedo.
Papai Noel HM
Em uma época quem não existiam shoppings para tirar fotos com o Papai Noel, o Natal das Lojas HM marcou gerações. Além do enorme arco que era instalado na Rua Barão do Rio Branco (como mostra a foto do acervo de Raul Janz), e os desfiles de carros alegóricos, tinha chegada triunfal do Papai Noel HM. Teve uma ocasião que o bom velhinho deu folga para as renas e chegou de helicóptero no Estádio Couto Pereira para o delírio de milhares de crianças.
Muito trabalho
Para representar a tradicional grandiosidade, o Natal de Curitiba sempre deu muito trabalho, exigindo a dedicação de vários anônimos. Nos anos 1970, cabia aos artesãos do antigo Centro de Criatividade montar as estruturas, o que exigia muita solda e ajustes.
O imponente prédio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade, sempre foi um dos pontos fortes do Natal de Curitiba. Uma imagem dos anos 1990 retrata todo o esplendor da montagem do presépio de Natal, ricamente decorado com muitas luzes.
Estrela da festa
Mas mesmo com todos os adereços e efeitos visuais tradicionais do período natalino ao longo da história, a figura inspirada em São Nicolau de Mira, é indispensável. Em uma imagem de 1966, a chegada do Papai Noel mobiliza crianças em famílias que fazem uma recepção especial para a estrela da festa, conhecido pela generosidade de entregar um presente para cada um que acredita que nesta época do ano o amor possa brotar em todos os corações.