Um alegre tour a pé pelo Centro reuniu, nesta quinta-feira (11/12) quente e ensolarada, mais de 50 crianças e idosos. Eles compartilharam brincadeiras e visitas entre o entorno do Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques, e as cabines da roda-gigante instalada no Calçadão da Rua XV. A atividade foi organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH).
De um lado estavam os pequenos atendidos por duas entidades sociais parceiras da SMDH – a Acridas (Associação Cristã de Assistência Social) e a Amas (Associação Menonitas de Assistência Social). Do outro, ativos idosos que frequentam o Espaço Conviver Boa Vista e não recusam convites para festas e passeios. Os Espaços Conviver são unidades da SMDH.
Para cada geração
A secretária do órgão, Amália Tortato, alcançou o grupo na subida da roda-gigante. "É uma delícia ver as crianças aproveitando a infância e o mais velhos reencontrando a criança que todo mundo tem dentro de si. E isso é muito importante para as crianças crescerem bem estimuladas e os mais velhos envelhecerem com qualidade de vida”, disse.
Os participantes elogiaram o passeio. “Acho que foi como a primeira vez, quando era criança: não deu enjoo nem tontura”, disse Iolanda Teixeira Costa, de 83 anos, ao descer da roda-gigante. Usando gorro de Papai Noel e tiara de flores, ela cumpriu com facilidade os 800 metros que separam o Paço do final do Calçadão, na Praça Osório. “Eu sou uma das fundadoras daquele espaço, onde as pessoas só não querem ficar paradas”, argumentou, justificando a disposição. O Espaço Conviver Boa Vista, antigo Cati (Centro de Atividades da Pessoa Idosa), existe há 29 anos.
No final da atividade, as crianças foram presenteadas com um kit cobiçado pela garotada: miniaturas e uma pelúcia do personagem extra-terrestre Stitch, do filme Lilo&Stitch.