Ir para o conteúdo
Fortalecimento de vínculos

Com amigos e familiares, idosos festejam o fim do ano em baile de gala solidário

Idosos do Espaço Conviver Boa Vista encerram 2025 com baile de gala solidário. Curitiba, 10/12/2025. Foto: Isabella Mayer/SECOM

Cerca de 150 idosos e seus convidados lotaram o salão da igreja Nossa Senhora Medianeira, nesta quarta-feira (10/12), para o quarto baile de fim de ano do Espaço Conviver Boa Vista – a unidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH) que oferece atividades físicas, lúdicas e culturais para a população 60+ da região. Além de se divertir, os participantes doaram alimentos não-perecíveis e itens de higiene para a campanha de Natal da paróquia.

Durante toda a tarde, os participantes puderam conversar, rever amigos e parentes e se soltar no salão. “Isso é o fortalecimento de vínculos acontecendo na prática. Gente orgulhosa e feliz na sua condição de pessoas idosas, mostrando aos contemporâneos e parentes jovens que os mais velhos também podem e devem ter rotinas saudáveis e integrativas”, resumiu a chefe do Departamento da Pessoa Idosa da SMDH, Luciana Faria.

Receita de envelhecimento saudável

O momento mais esperado da festa foi o Baile de Gala, em que 15 idosas e idosos entraram no salão acompanhados por guardas municipais para a valsa que abriu oficialmente o evento. A Miss Simpatia 75+ de Curitiba, Tereza da Luz Miranda Mayer, esteve entre os que conseguiram senha para valsar com os voluntários da corporação. De faixa e coroa, aos 80 anos, a servidora pública aposentada puxou a fila de pares de dançarinos e foi aplaudida pela família e pelos amigos. “Minha tia se aposentou e começou a participar dessas atividades. Além de ocupar a mente com coisas boas, ela compartilha a alegria que carrega”, contou Fernanda Franco, sobrinha de Tereza.

A dona de casa aposentada Marilisa Kalinowski, de 74 anos, levou a irmã e vizinha Marise Kalinowski, de 77, para a festa. “Faço dança sênior e dança cigana. Gostaria que ela me acompanhasse. Quem sabe, quando estiver melhor da tontura, ela venha”, contou, esperançosa.

A mexicana radicada em Curitiba há 15 anos Enriqueta Lopez Vasquez Tejeda, de 81 anos, foi uma das primeiras a chegar à festa. “Não perco uma!”, contou ela, que foi secretária executiva e vai a pé para as cinco atividades do Espaço Conviver de que participa. “Vou do Bosque Papa Francisco até lá. É uma caminhada boa”, explicou, referindo-se ao trajeto de quase 2 km e no máximo meia hora que separa os dois locais.

Cultura e lazer

Nesta quinta-feira (11/12), os idosos que frequentam os Espaços Conviver e os cursos de pintura das Ruas da Cidadania vão mostrar seu talento nas artes visuais. Às 9h, no espaço cultural da Assembleia Legislativa, eles abrem uma exposição de 50 pinturas em tela. Os trabalhos poderão ser vistos somente até sexta-feira (12/12).

À tarde, a partir das 14h, será a vez de outro grupo conferir uma das atrações mais disputadas do Natal de Curitiba. Eles vão dar uma voltinha na roda-gigante instalada no Calçadão da Rua XV.