Pacientes com mais de 60 anos passam a contar com mais um serviço na rede de saúde pública de Curitiba: o Ambulatório de Geriatria do Hospital do Idoso Zilda Arns, no Pinheirinho. Inaugurado nesta terça-feira (01), o ambulatório é o primeiro de Curitiba dentro de um equipamento próprio da Prefeitura e contará com uma equipe multiprofissional para oferecer atendimento integral ao paciente.
Além de geriatras, profissionais como psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros, farão o acompanhamento dos pacientes internados no hospital, e também daqueles que já receberam alta, mas continuam em tratamento.
A inauguração do serviço, nesta terça-feira (01) contou com a presença do prefeito Gustavo Fruet e do coordenador internacional da Pastoral da Criança, Nelson Arns Neumann, que foi homenageado durante a cerimônia. Fruet disse que investir nesse tipo de equipamento é uma necessidade diante da tendência de aumento da população com mais de 60 anos.
“No Dia do Idoso, quero reafirmar o compromisso de Curitiba com a prevenção e o atendimento à população. Trabalhamos na alfabetização de adultos, na qualificação em uma fase da vida em que há discriminação no mercado de trabalho, em atividades culturais e esportivas e na área da saúde. O lançamento do ambulatório dentro de um serviço que já é referência no atendimento compõe e fortalece essa rede de proteção aos idosos”, afirmou o prefeito.
O secretário Adriano Massuda lembrou que o Hospital do Idoso já é considerado um modelo nacional na qualidade da assistência à população idosa. “Esse serviço lançado hoje terá reflexo na qualidade do atendimento, mas também em toda a rede municipal de saúde, porque servirá de exemplo para outros ambulatórios que atendem idosos em Curitiba. Este ano, o Hospital do Idoso passou por uma revisão nos modelos de gestão e assistência e, hoje, o que é feito aqui, é usado como referência para todo o Sistema Único de Saúde”, disse.
O diretor-geral da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), Gustavo Justo Schulz, ressaltou que o ambulatório de geriatria é mais um ponto de atenção na saúde do idoso. “Queremos garantir que o paciente continue tendo um atendimento integral após a alta hospitalar”, afirmou. De acordo com ele, esse novo ambulatório tem como meta atender também as pessoas com mais de cem anos que moram em Curitiba. “Desde a abertura do Hospital do Idoso já atendemos 48 pacientes com mais de cem anos, além de cinco pacientes centenários que estamos atendendo no Serviço de Atenção Domiciliar”, disse.
Homenagem
Durante o evento, o médico Nelson Arns Neumann foi homenageado por seu trabalho à frente da Pastoral da Criança e do Idoso. Neumann elogiou o trabalho desenvolvido no hospital, que leva o nome de sua mãe, Zilda Arns. “Sempre ressalto que minha mãe foi uma funcionária pública, que acreditava na eficiência do sistema público de saúde e é muito bom ver um hospital que tem, não só uma boa estrutura física, mas um atendimento diferenciado”, destacou.
Programação
O lançamento do ambulatório de geriatria integra a programação da segunda edição da Semana do Idoso do Hospital Zilda Arns, que vai até o dia 4 de outubro, com atividades recreativas e educativas voltadas aos pacientes e seus acompanhantes.
Durante toda a semana, os pacientes internados terão um cardápio especialmente elaborado pelos chefs de cozinha curitibanos Manu Bufara, Gabriela Carvalho, Dudu Sperandio, Délio Canabrava, Beto Madalosso, Eva dos Santos e Flávio Frenkel.
Na quarta-feira (02) pela manhã, os pacientes receberão a visita do projeto Amigo Bicho. O projeto existe desde 2005 e é voltado à Terapia/Atividade Assistida por Animais (T/AAA), com o objetivo de beneficiar pessoas através da interação com os animais.
O Coral Vida Nova se apresenta na quinta-feira (03), às 15 horas. Neste dia,a partir das 14h30, caricaturistas farão retratos dos pacientes para trabalhar a autopercepção do idoso internado e a visão do familiar.
Encerrando a programação, o geriatra José Mário Tupiná Machado realiza palestra sobre envelhecimento, na sexta (04), às 11 horas.