Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Hospital de excelência

Hospital do Idoso aprimora segurança do paciente em parceria com o Sírio-Libanês

Hospital do idoso recebe equipe do Sírio-libanês para parceria do Proadi-SUS

O Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns (Hiza) recebeu, nos dias 18 e 19 de julho, consultores do Hospital Sírio-Libanês (SP) para a realização de uma auditoria de procedimentos. A visita integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), uma iniciativa do Ministério da Saúde voltada ao fortalecimento da gestão e da qualidade dos serviços públicos de saúde.

“O Proadi-SUS é uma valiosa contribuição para a eficiência assistencial e segurança dos nossos pacientes do Hospital do Idoso” declara a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.

Essa etapa marca o início de uma parceria estratégica com seis hospitais de excelência: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês, que atuam como centros de referência no compartilhamento de conhecimentos, capacitações, avaliação de tecnologias e apoio a gestão e assistência especializada no SUS.

A diretora-executiva do Hospital do Idoso, Cristiane Alves, destacou a importância dessa colaboração. “É uma oportunidade excepcional contar com a consultoria de uma instituição referência como o Sírio-Libanês.”

A expectativa é que, já no início de agosto, os consultores apresentem um relatório diagnóstico com os achados da auditoria. A partir disso, será elaborado um plano de ação com prazos definidos, podendo a parceria se estender por até 15 meses.

A gerente de Qualidade da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (FEAS), Juliane Pais, classificou a parceria como “um divisor de águas”. “Unir a expertise do Sírio-Libanês à dedicação da nossa equipe é fundamental para o amadurecimento dos processos de qualidade”, resumiu Juliane.

Histórico de avanços

Entre 2021 e 2023, o hospital já havia participado de outra edição do Proadi-SUS, no projeto “Saúde em Nossas Mãos”, com foco em unidades de terapia intensiva (UTIs). A iniciativa resultou em avanços expressivos, como a redução significativa das infecções relacionadas ao uso de cateter central, graças à mobilização das equipes e à consolidação de protocolos de segurança e qualidade assistencial.

Sobre a Feas

A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) é uma fundação pública da Prefeitura de Curitiba, que atua sob as diretrizes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). É responsável pela gestão do Hospital do Idoso e de outras 29 unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital paranaense, prestando serviços de saúde à população.