Hortas, jardins e pomares também funcionam como salas de aula ao ar livre nas unidades da rede municipal de ensino e garantem valiosas oportunidades de aprendizado aos curitibinhas. Mais de 80% das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) cultivam pelo menos um desses espaços.
Esse e outros dados fazem parte do primeiro relatório “Hortas, Jardins e Pomares”, divulgado a 400 diretores da rede municipal, na tarde desta quinta-feira (23/8), pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
Maria Sílvia explicou que o relatório surgiu da necessidade de mapeamento desses espaços pela secretaria, além de permitir a observação das possibilidades de trabalho em diferentes equipamentos da rede. “É uma alegria muito grande termos o resultado dessa pesquisa em mãos. Parabenizamos os envolvidos e com este relatório agora temos o registro dos espaços, do uso pedagógico deles em diversas áreas do conhecimento”, disse a secretária.
Segundo a superintendente de Gestão Educacional, Elisângela Mantagute, os locais contribuem para a formação do estudante, ao abranger diversos temas socioambientais, como qualidade de vida, consumo versus consumismo, solidariedade e respeito, sem se limitar a técnicas de cultivo.
“O material pode ser consultado por outros municípios e até por organizações não governamentais. Assim todos podem saber da importância do uso pedagógico desses espaços”, comentou Elisângela.
Para elaborar o relatório, que é inédito na rede, foi realizada uma pesquisa junto a escolas, CMEIs e Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) sobre como esses espaços são utilizados enquanto recursos pedagógicos, além de visitas às unidades, para registros fotográficos.
Uma das conclusões é que entre as 261 unidades que declararam ter horta, 67% avaliaram como ativa a utilização dessas áreas em cultivos diversificados, com o plantio de hortaliças, legumes, verduras, temperos e plantas medicinais.
A diretora Jaqueline Pereira, do CMEI Tapajós I, no Hauer, conta que a unidade é um exemplo. “Esses espaços são excelentes para estimular as crianças, além de contribuírem para envolver a comunidade, pois as famílias também são chamadas para algumas atividades. São momentos especiais”, relatou a diretora.
Presenças
Também participaram do evento a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria, Simone Zampier; a diretora de Educação Infantil, Kelen Collarino; o representante da Secretaria de Meio Ambiente, Felipe de Jesus, chefes dos Núcleos Regionais de Educação e os professores envolvidos na elaboração do estudo: Santina Bordini, Kelly Colleti, Kelly Aguiar, Mariana Tozato e Marise de Abreu.