A Horta Comunitária Campo Belo, inaugurada em setembro, já está provendo alimentos saudáveis para os moradores da Regional Boqueirão.
A colheita das primeiras verduras e hortaliças da horta, que é a 216ª da cidade, está enriquecendo o cardápio das crianças do CMEI Escritor Elias José, no Alto Boqueirão, e da Casa de Repouso Adonai, uma instituição de longa permanência para idosos, que fica no Boqueirão.
Saladas garantidas
Esta semana eles receberam alface das espécies lisa, crespa e roxa, além de rúcula e escarola. De acordo com o administrador regional, José Antônio de Melo Filho, o Zeca Melo, a horta é benéfica tanto para quem cultiva, como para aqueles que usufruem da colheita.
“Este projeto da Prefeitura é maravilhoso porque ele tem esta pluralidade de trazer a satisfação para os hortelãos que cultivam as sementes, assim como a comunidade que tem acesso à alimentação saudável perto de casa”, disse o administrador.
Participaram também da entrega das verduras os responsáveis pela horta Campo Belo, Edson e Marta Reis, a chefe de núcleo da Fundação Ação Social (FAS), Lidiane Souza, e o coordenador técnico da Regional Boqueirão, Alessandro Presznhuk.
Aquece o coração
Eduardo Borba Cordeiro, da Casa de Repouso Adonai, disse que é muito especial receber uma doação tão representativa como esta.
“São produtos naturais cultivados com tanto cuidado e dedicação pela comunidade que enriqueceram a alimentação dos nossos internos e também aquecem nossos corações, na medida que trouxeram mais saúde, bem-estar e carinho à nossa rotina. Cada folha, cada legume recebido carrega o valor do trabalho coletivo, da solidariedade e do compromisso com o próximo”, disse Adonai.
Cardápio nutritivo
A diretora do CMEI Escritor Elias José, Andressa Boaventura dos Remédios, disse que a doação das verduras é um componente importante para enriquecer o cardápio das 121 crianças matriculadas na unidade educacional.
“Foi com grande alegria e satisfação que recebemos as hortaliças da Horta Comunitária Campo Belo. As crianças puderam saborear verduras altamente nutritivas que a comunidade local está produzindo bem pertinho do CMEI. Estamos promovendo hábitos alimentares saudáveis em parceria com as famílias”, disse a diretora.
Horta sustentável
Com 1.700 m² de área, o espaço beneficia diretamente 25 famílias da região, que têm acesso à produção de hortaliças, frutas e cultivos de lavoura baseada em práticas sustentáveis. A horta também conta com compostagem de resíduos orgânicos e uma colmeia de abelhas nativas sem ferrão, valorizando a polinização e aumentando a produtividade agrícola.
A área está dividida em duas partes principais: 75 canteiros de hortaliças em 900 m² e um pomar com aproximadamente 800 m², onde estão sendo plantadas árvores frutíferas cítricas e nativas, além de espécies de ciclo anual, em modelo agroflorestal. O investimento da Prefeitura foi de cerca de R$ 22 mil em insumos, como terra preta, blocos de concreto, mudas, calcário, colmeia de abelhas nativas e materiais para cercamento.