Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Oficina de Música

Homenagens a Astor Piazzola dão a largada na programação da fase de MPB

Homenagens a Astor Piazzola dão a largada na programação da fase de MPB da Oficina de Música. - Na imagem, Reison Kuroda. Foto: Divulgação

Após uma semana de intensa programação de música erudita e antiga, começa no domingo (24/1) a fase de música popular da 38ª Oficina de Música de Curitiba. O tango de Astor Piazzolla, o homenageado desta edição, é o destaque da noite. São duas as transmissões ao vivo que trazem obras do compositor, Grupo Escalandrum e Libertango. Assista pelo link oficinademusica.org.br/aovivo

Abre a programação, ao meio-dia, um vídeo de Reison Kuroda, músico japonês que toca um instrumento oriental feito de bambu chamado Shakuhachi. Com o Projeto Rigarohies, o músico apresenta Soran bushi (melodia folclórica) ao lado de Masaki Otawa, no piano.

Direto da Argentina, a transmissão ao vivo do Grupo Escalandrum acontece às 20h. Dirigido por Daniel "Pipi" Piazzolla, neto do mestre do bandoneón, o conjunto foi formado em 1999 e já lançou 11 álbuns musicais originais e shows em mais de 40 países. O repertório mistura diversos estilos da música argentina com o jazz, a partir das obras de seu avô.

O tributo ao Piazzolla se estende com o concerto Libertango. Executado pelo o argentino flautista e clarinetista Victor Gabriel Castro e o pianista Davi Sartori, a obra dá uma curiosa visão da jornada do tango ao longo da história e possui arranjos virtuosos com toques jazzísticos e transcende para uma verdadeira evolução do estilo.

Na segunda parte do concerto, o maestro uruguaio Carlittos Magallanes radicado no Brasil há mais de 40 anos, será o convidado especial para interpretar quatro obras consagradas de Astor Piazzolla através da sonoridade mágica do Bandoneón.

Programação de MPB

A programação se estende durante a semana com 46 transmissões de eventos musicais, entre concertos e bate-papos, incluindo Oficina Verde, Circuito OFF, Jazztronômica e lives de musicalização infanto-juvenil do MusicaR. Em razão dos protocolos de distanciamento social em razão da covid 19 não haverá presença de público, todos as apresentações serão transmitidas pelo link oficinademusica.org.br/aovivo

Destaque da semana são as participações de Mônica Salmaso (25/1), João Bosco (terça-feira, 26/1), Zeca Baleiro (quarta-feira, 27/1), Lenine (quinta-feira, 28/1), Charles Gavin (sexta-feira, 29/1) e Criolo (sábado, 30/1). A série de bate-papos ao vivo terá a mediação do maestro e diretor da etapa MPB da Oficina de Música, João Egashira, e da apresentadora e radialista Roberta Martinelli.

Mais sobre a programação da MPB no link: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/grandes-nomes-da-mpb-participam-de-conversas-ao-vivo/57702

Serviço:

Assista a 38ª Oficina de Música de Curitiba:
www.oficinademusica.org.br/aovivo

24 DE JANEIRO (DOM) ABERTURA DA OFICINA DE MÚSICA POPULAR
12H VÍDEO COM REISON KURODA – SHAKUHACHI
20H Vídeo com Daniel Piazzola (neto de Astor Piazzola) e o Grupo Escalandrum (Argentina)
Grupo Escalandrum
20H30 LIBERTANGO – TRIBUTO A ASTOR PIAZZOLLA
Transmissão ao vivo do Teatro Paiol
Executado pelo o argentino flautista e clarinetista Victor Gabriel Castro, o pianista Davi Sartori e o maestro uruguaio, Carlittos Magallanes.