Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Legislativo

Homenagem na Câmara incentiva maior participação da mulher na política

Homenagem na Câmara incentiva maior participação da mulher na política. Curitibam 10/03/2015 Foto: Everson Bressan/SMCS

A ampliação da participação das mulheres na política foi o tema central da sessão solene que a Câmara Municipal de Curitiba realizou na noite de segunda-feira (9), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, participou da sessão, durante a qual foram homenageadas 23 mulheres atuantes na capital, e disse esperar que no futuro as mulheres tenham presença mais significativa no Legislativo.

"Nós não somos melhores, mas iguais, e temos muito a contribuir”, afirmou Mirian. Ela questionou as razões da pequena participação de mulheres nos cargos eletivos. Hoje, dos 38 vereadores de Curitiba, apenas cinco são mulheres. “Um dia quero ter o prazer de vir aqui e ter uma bancada de pelo menos metade dos cargos na Câmara formada por mulheres: 19.” O incentivo para maior participação feminina no Legislativo também foi mencionado pela vereadora Carla Pimentel, escolhida para representar a Câmara no discurso de abertura da homenagem.

“Sonho com o dia em que teremos uma mulher presidente da Câmara”, disse a vereadora. Ela fez alusão ainda à discriminação por gênero sofrido pelas mulheres contemporâneas ao relembrar o fato histórico que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, a manifestação de mulheres operárias nova-iorquinas, em 1857. “Este é um dia de reflexão”, afirmou Carla. A abertura da cerimônia foi feita pelo presidente da Casa, o vereador Ailton Araujo, que se remeteu ao Gênesis para elogiar as mulheres: “Deus criou o homem e decidiu que poderia fazer alguma coisa melhor e criou a mulher para fazer companhia ao homem.”

A vereadora Julieta Reis ocupou a presidência para presidir a sessão durante a cerimônia de homenagem, tendo a mesa composta pelas outras três vereadoras mulheres, dona Lourdes, a professora Josete e a vereadora Noêmia Rocha. As 23 homenageadas foram indicadas pelas cinco vereadoras. Entre elas estavam representantes do comércio, da pedagogia, da comunicação e lideranças comunitárias, do movimento negro e indígena.

Uma das homenageadas, a produtora cultural Brenda Maria Lucília Oeiras dos Santos, foi escolhida para discursar durante a sessão. Brenda lembrou a história de Carolina Maria de Jesus, uma das mais importantes escritoras negras do Brasil. A homenagem contou também com a participação do Coral Santa Cecília, da Igreja dos Passarinhos.