Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Plano de Ações de Gênero

Histórias de mulheres do Caximba serão destaque em curso nacional de financiamento externo

O Gerente de Projetos da AFD, Rogério Barbosa, foi recebido pela Diretoria da Cohab para tratar da participação da companhia em evento que acontece em Brasília. Curitiba, 13/08/2025. Foto: Rafael Silva / Cohab

O gerente de projetos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) no Brasil, Rogério Barbosa, visitou a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), nessa quarta-feira (13/8), onde foi recebido pelo presidente André Baú e toda a diretoria da companhia. Entre outros assuntos, Barbosa convidou a diretora de Relações Comunitárias da Cohab, Meiri Morezzi, para participar como palestrante no curso “Mulheres na gestão: financiamento externo para políticas públicas”, que acontece em Brasília, entre os dias 26 e 28 de agosto.

Organizado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, o curso tem o objetivo de fortalecer a atuação de gestoras públicas para a elaboração de projetos para a captação de recursos internacionais. O sucesso do Bairro Novo do Caximba será um dos cases apresentados no evento, que contará com a participação de vice-prefeitas, secretárias municipais, diretoras e coordenadoras de 26 municípios de 13 estados brasileiros.

Responsável por liderar o trabalho social da maior intervenção socioambiental da história de Curitiba, Meiri Morezzi vai apresentar durante o curso histórias de mulheres que tiveram suas vidas transformadas graças ao projeto curitibano, que tem entre seus componentes o Plano de Ações de Gênero (PAG), instituído pelo prefeito Eduardo Pimentel em abril deste ano.

Atenção à mulher

Coordenado pela Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial (Smir), o PAG visa promover a igualdade de gênero por meio da integração de políticas públicas nas áreas de habitação, educação, saúde, segurança alimentar, mobilidade, geração de renda e cultura.

“Nós da Agência Francesa temos orgulho do projeto Bairro Novo do Caximba por muitos aspectos, entre eles, a transversalidade de políticas públicas, com a participação de diferentes secretarias e órgãos municipais. Queremos mostrar ao Brasil e ao mundo esses resultados transformadores, em especial na vida das mulheres”, destaca Rogério Barbosa.

Para as mulheres da Vila 29 de Outubro e região do Caximba, o programa promove rodas de escuta com as mulheres, além de cursos de capacitação profissional, buscando ampliar as possibilidades de empregabilidade e autonomia financeira. Já foram ofertados cursos de hidráulica e azulejista, entre outros. Nos contratos com as famílias beneficiadas, a titularidade preferencialmente é feita em nome da mulher.

Entre as 1,8 mil famílias beneficiadas pelo projeto Bairro Novo do Caximba, o serviço social da Cohab detectou a presença de diversas mulheres únicas provedoras, fato que contribuiu para a implantação do PAG. Nas áreas de risco e vulnerabilidade, as mulheres frequentemente são as mais afetadas, por isso, a Prefeitura prevê uma atenção especial a elas.

“Vamos levar para o curso a importância desse olhar que Curitiba tem com a figura da mulher. Para que as práticas que deram certo aqui possam ser replicadas por outros municípios. A atuação intersetorial é fundamental no sucesso de um projeto de grande porte”, destaca Meiri.

O projeto

Ao todo serão construídas 1.211 novas casas, das quais 232 já estão habitadas e outras 100 serão entregues neste mês de agosto. Outras 546 famílias terão seus lotes regularizados e receberão obras de urbanização e infraestrutura.

As obras do Projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba têm o financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), com apoio da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), na área ambiental e de obras, e da Cohab, na área social e de regularização fundiária.