Para as entidades do setor produtivo, a Curitiba do futuro precisa apostar no estímulo à moradia popular. E esse produto pode ter incentivos diversos, desde a flexibilização de parâmetros urbanísticos até o estímulo ao retrofit de imóveis do Centro. As propostas foram elencadas durante a Oficina Estratégica com o setor produtivo, organizado pela equipe técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), responsável pela revisão do Plano Diretor, nessa segunda-feira (18/8).
Representantes do mercado imobiliário e da construção civil, além de conselhos profissionais ligados ao planejamento urbano e entidades do desenvolvimento econômico da capital participaram das dinâmicas de discussões das principais pautas, representadas pelos Ps: Paz (segurança pública e defesa civil), Prosperidade (Economia), Pessoas (Social), Patrimônio (Cultura), Planeta (Meio Ambiente) e Parcerias (Governança).
“A construção participativa dos desafios precisa de escutas qualificadas para segmentos específicos e estamos falando com o setor produtivo, a academia e os movimentos sociais para melhor identificar os desafios que o Plano Diretor deve enfrentar”, avalia Thomaz Ramalho, diretor de Planejamento e coordenador geral do processo de revisão do Plano Diretor.
Reunidos em grupos, os participantes puderam debater os pontos que consideram como entraves da produção da construção civil, do desenvolvimento econômico e do mercado imobiliário, além de outras oportunidades de desenvolvimento urbano sustentável da capital. Preço da terra, revisão de parâmetros urbanísticos, alteração de uso, maior adensamento próximo aos eixos de infraestrutura, entre outros tópicos foram questões abordadas nas rodadas de diagnóstico. Depois desse exercício, os grupos puderam eleger as prioridades que deverão fazer parte das contribuições para a revisão do Plano Diretor.
A moradia de interesse social foi uma das temáticas mais abordadas, bem como a necessidade de retrofit em imóveis da região central. Outros pontos como o adensamento nos entornos de eixos estruturantes também foram observados. Os resultados da oficina serão compilados e aprofundados para encaminhamento à equipe técnica do Ippuc por meio da consultoria contratada pelas entidades para qualificação do debate de suas contribuições à revisão do Plano Diretor.
Participaram da oficina representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-PR), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea-PR), Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Fecomércio, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR), Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-PR), Sindicato da Indústria da Construção Pesada (Sicepot-PR), Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-PR), Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), Câmara de Valores Imobiliários do Paraná (CVI), Associação Comercial do Paraná (ACP), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Federação da Indústria e Comércio do Paraná (Fiep) e a Ordem de Advogados do Brasil Seção Paraná (OAB-PR).