Com apenas 20 anos de idade, Guido Sant’Anna ocupa um lugar de prestígio que poucos violinistas atingem ao longo da vida. Reconhecido internacionalmente pela técnica refinada e presença no palco, o violinista retorna à Capela Santa Maria para concertos com a Orquestra de Câmara de Curitiba, nesta sexta-feira (8/8), às 20h, e no sábado (9/8), às 18h30.
No programa, um repertório inteiramente dedicado a Mozart, com destaque para o Concerto nº 4 em Ré Maior, que terá Guido como solista.
Os ingressos estão à venda pelo Zet: comprenozet.com.br. Saiba mais no Guia Curitiba.
O reencontro com a Camerata Antiqua de Curitiba, da qual a Orquestra de Câmara faz parte, marca a terceira colaboração do músico com o grupo. A última foi em 2024, em apresentações comemorativas pelos 50 anos da Camerata no Teatro Colón, em Buenos Aires. Uma parceria que, agora, volta a se repetir diante do público curitibano.
O músico
De Parelheiros, na periferia de São Paulo, Guido começou a estudar violino aos 5 anos. Dois anos depois, já se apresentava como solista com orquestra. Aos 8 anos, foi foi finalista do Concurso Prelúdio, da TV Cultura. Em 2018, foi o primeiro brasileiro a chegar a final da Menuhin Competition, na Suíça.
A carreira internacional deslanchou de vez em 2022, quando Guido venceu o Concurso Internacional Fritz Kreisler, em Viena, feito inédito para um sul-americano.
Desde então, ele tem sido presença constante em festivais e salas de concerto de prestígio, como a Elbphilharmonie de Hamburgo e o Konzerthaus de Berlim. Também tem se apresentado com grandes orquestras brasileiras, como a Osesp, a Filarmônica de Minas Gerais, e, mais recentemente, a Orquestra Sinfônica do Paraná, com quem tocou na última semana, em Curitiba.
Atualmente, é bolsista da Kronberg Academy, na Alemanha, onde estuda com Mihaela Martin, e integra o programa stARTacademy, da Bayer Kultur. Toca um violino histórico Jean-Baptiste Vuillaume, de 1874, emprestado pelo luthier vienense Marcel Richters.
Concerto
No concerto com a Orquestra de Câmara de Curitiba, regido pelo venezuelano-brasileiro Roberto Ramos, Guido interpreta uma das obras mais encantadoras do repertório clássico. O Concerto para Violino nº 4 foi composto por Mozart aos 19 anos, com características que ressaltam o estilo expressivo e ao mesmo tempo preciso do jovem solista.
Além do concerto, o programa da noite inclui a Adagio e Fuga em Dó menor e a Sinfonia nº 29, ambas de Mozart, explorando diferentes formas do compositor, do drama barroco à leveza do classicismo vienense.
Serviço
Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta Alla Mozart
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro)
Data: sexta-feira (8/8), às 20h, e sábado (9/8), às 18h30
Ingressos disponíveis na bilheteria da Capela ou pelo site comprenozet.com.br