Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Defesa Social

Guardas municipais percorrem trilhas rurais de bicicleta

Um grupo de 15 guardas municipais pedalou nesta quarta-feira (20) 20 quilômetros durante duas horas por estradas rurais, no primeiro Bike Adventure da Guarda Municipal, realizado em horário de contraturno dos guardas. Foto: Everson Bressan/SMCS

Um grupo de 15 guardas municipais pedalou nesta quarta-feira (20) 20 quilômetros durante duas horas por estradas rurais, no primeiro Bike Adventure da Guarda Municipal, realizado em horário de contraturno dos guardas.

O objetivo é estimular os servidores a pratica de exercícios físicos regulares, proporcionar diminuição do nível de estresse, promover a consciência ecológica, o condicionamento físico e a integração entre os participantes.

O guarda municipal Cleverson Cardoso disse se sentir menos estressado, mais integrado aos colegas e, consequentemente, melhor preparado para exercer as suas funções diárias, nas ruas de Curitiba depois do trajeto de bicicleta.

“Foi a primeira vez que participei deste tipo de atividade, que certamente irá me beneficiar em meu trabalho diário”, disse Cardoso. O guarda citou como ganhos imediatos a melhoria no condicionamento físico, na integração com os colegas, na concentração e no preparo psicológico.

O percurso foi realizado em estradas rurais nas proximidades do pedágio da BR 277, no limite entre Curitiba e São José dos Pinhais, culminando com a chegada ao Morro do Canal. “Uma das maiores dificuldades que encontramos no caminho foram duas subidas íngremes”, citou o guarda.

Um dos organizadores do Bike Adventure, o guarda municipal Jairo Ferreira de Souza Jr., disse que muitos servidores gostam de participar de atividades físicas e recreativas, como bike rural, caminhadas por trilhas e morro, porém para muitos falta a iniciativa de começar.

“Nosso objetivo agora é que outras rotas sejam realizadas em breve pelos guardas municipais, sempre priorizando roteiros ecológicos, que podem ser cumpridos em caminhadas ou de bicicleta”, disse Souza.

Uma das metas dos guardas é recolher o lixo reciclável encontrado nas trilhas. “Felizmente, neste nosso primeiro roteiro, percorremos estradas muito limpas e tivemos pouco trabalho”, disse. Ele informou que o Bike Adventure é um treino feito em caráter voluntário pelos guardas, em período de folga dos mesmos.

Contraturno

Uma das participantes da primeira edição do Bike Adventure, a guarda municipal Cléia Fiori, estava na escala de plantão na noite que antecedeu a atividade. “Vim direto do trabalho para cá e ainda nem dormi”, contou. “Mas valeu o esforço, pois o passeio e a vista do Morro do Canal são maravilhosos”, disse.

Cléia está acostumada a pedalar longas distâncias, mas esta foi a primeira vez que fez uma trilha ao lado de colegas de profissão. “Foi ótimo, pois além de diminuir o estresse, promove a união entre os guardas”, comentou.

Durante o percurso, os guardas participantes foram acompanhados por um grupo socorrista e de apoio. Para participar, era obrigatório o uso de equipamentos de segurança, como capacetes, luvas e iluminação apropriada para a bicicleta.