Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Integração

Guardas municipais discutem a criação de um conselho estadual

Curitiba e Região Metropolitana participam do IV Encontro de Gestores Municipais de Segurança Pública e Diretores de Guardas Municipais do Paraná. Foto: Fábio Cristiano dos Santos

Curitiba e mais oito cidades que integram o Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin-GM) participaram, na última sexta-feira (30/6), em Arapongas (PR), do IV Encontro de Gestores Municipais de Segurança Pública e Diretores de Guardas Municipais do Paraná.

No evento, que reuniu representantes de 32 municípios paranaenses, foi debatida a formação de um conselho estadual e o encontro também permitiu a troca de experiências entre as guardas municipais do Estado.

O Comandante da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior, parabenizou a organização do evento. “Hoje, temos este momento ímpar. As 39 guardas municipais do Paraná são exemplos. Nosso trabalho é sério e contribui com outras instituições do país, colocando o Estado no cenário nacional”, disse o comandante.

Eleição da primeira diretoria

Um novo encontro está programado para o final de julho, em Curitiba, quando será apresentado o estatuto do conselho estadual com a eleição da primeira diretoria executiva. 

Estiveram presentes os prefeitos de Arapongas, Sérgio Onofre; de Maringá, Ulisses Maia; o deputado estadual Tiago Amaral; o deputado federal Pedro Lupion, além de secretários municipais, comandantes das guardas municipais e representantes de segurança pública das cidades, comandantes e integrantes das Guardas Municipais de Araucária, Campo Largo, Colombo, Fazenda Rio Grande, Quatro Barras, Mandirituba, Pinhais e São José dos Pinhais.