Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Defesa social

Guarda Municipal reforça ações preventivas de segurança em Santa Felicidade

A Regional de Santa Felicidade conta desde segunda-feira (2) com ações preventivas de segurança pública da Guarda Municipal ao longo dos eixos monitorados das avenidas Vereador Toaldo Túlio e Manoel Ribas e com o Módulo Móvel Itinerante (MMI). Curitiba, 03/05/2016 - Foto: Valdecir Galor/SMCS

A Regional de Santa Felicidade conta desde segunda-feira (2) com ações preventivas de segurança pública da Guarda Municipal ao longo dos eixos monitorados das avenidas Vereador Toaldo Túlio e Manoel Ribas e com o Módulo Móvel Itinerante (MMI). A operação envolve a ampliação de rondas, abordagem e patrulhamento preventivos nesses dois eixos, com equipes em viaturas, motos e as ciclopatrulhas, o apoio à feira da Praça São Marcos e presença em pontos e horários alternados.

A região, com intenso fluxo comercial, é alvo de roubos e assaltos e uma preocupação constante da comunidade, manifestada aos órgãos responsáveis pela segurança pública por meio do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), das lideranças empresariais e das associações de moradores da Regional.

Para o chefe do Núcleo Regional da Defesa Social de Santa Felicidade, inspetor Aírton Sebastião Machado, “as operações atendem a um pedido da comunidade e reforçam as ações integradas e combinadas com os demais organismos da segurança pública”. Nesses dois eixos, somente em 2016, foram realizadas 51 operações de presença da Guarda, que resultaram no registro de 40 ocorrências de diversas naturezas, como abordagens por atitude suspeita, desacato, situações de perturbação do sossego, roubos, orientações, apreensão de substâncias ilícitas e ameaças, entre outras.

Para o presidente do Conseg São Braz, Pedro Vidal, a comunidade tem cobrado a atuação conjunta e integrada das forças de segurança pública para, dentro de suas atribuições colaborarem no reforço da segurança. “Uma vez por mês, nos reunimos para debater essas questões e contamos sempre com a presença da Guarda, da Polícia Militar e da Polícia Civil nos nossos encontros”, comentou. “Aumentar essa sensação de segurança é imporante para atrair novos investimentos na região. Significa também mais turismo e empreendedorismo”, afirmou Vidal.

O comerciante Aldo de Lima Maciel, proprietário de uma loja de eletrônicos, compartilha da opinião da moradora da região e manicure Arlene Gans, de que a presença da Guarda afasta e inibe a prática de crimes no local. “Traz mais segurança”, disse Maciel. “Sem esse contato, a gente se sente mais vulnerável”, afirmou ainda a presidente da Associação de Moradores do Conjunto Saturno e presidente da União das associações comunitárias de Santa Felicidade, Wanda Morais.

O vereador Mauro Ignácio, que mora no bairro, esteve presente à solenidade que marcou a nova operação concentrada da GM nos dois eixos monitorados de Santa Felicidade. Ele é autor de emendas parlamentares que em 2014 destinaram recursos para aquisição de bicicletas e equipamentos para ciclopatrulhas e também para câmeras de videomonitoramento nesses locais.