A Regional do Boqueirão, formada pelos bairros Xaxim, Boqueirão, Alto Boqueirão e Hauer, conta a partir desta segunda-feira (16) com o Módulo Móvel Itinerante (MMI) da Guarda Municipal, na Praça Alfredo Hauer. É a segunda vez que a operação ocorre na região por solicitação dos moradores. O objetivo da Prefeitura é reforçar a atuação conjunta e integrada das forças de segurança pública dentro de suas atribuições em ações preventivas e no combate à violência.
De acordo com o administrador da regional, Augusto Meyer Neto, “o Módulo Móvel dá continuidade ao rodízio da Guarda Municipal nos bairros da Regional Boqueirão”. A operação de prevenção envolve rondas, em horários diurnos e noturnos, de viaturas, motos e ciclopatrulhas, na região onde se localiza o MMI, assim como a abordagem e o patrulhamento preventivos nas áreas definidas. “A presença do módulo propicia bem-estar aos moradores e permite que a população tenha uma interação com a Guarda Municipal”, reforçou o administrador.
A moradora Francis Laine Toniolo, de 35 anos, pede aos representantes de moradores que a região receba mais atenção no combate à violência. “Fui assaltada por duas vezes nesta mesma praça e, apesar de assustada e traumatizada, não desisto de vir", diz. Francis gosta de fazer caminhadas e aproveitar a academia ao ar livre. “Hoje, quando vi o módulo com a Guarda Municipal e as viaturas, fiquei bem mais tranquila e segura. A sensação é de segurança”, contou.
Com uma população de mais de 197 mil pessoas, a Regional do Boqueirão tem sido alvo de roubos, abordagens violentas e ofensivas por jovens usuários de drogas da região, principalmente aos moradores mais idosos. Para o chefe do Núcleo da Defesa Social do Boqueirão, inspetor Adelson Lopes, a sensação de segurança melhora a receptividade da comunidade. “Percebemos a aceitação dos moradores e diminuição da criminalidade nos locais onde o Módulo Móvel Itinerante está atuando”.
Para Maura de Oliveira, de 50 anos, a presença do Módulo é positiva. “Trabalho há quatro anos como assessora doméstica no Hauer, e quando saio, por volta das 17 horas, fico preocupada. Com a presença dos policias da Guarda Municipal, sei que posso ir tranquila até o ponto de ônibus”.
Morador da região há mais de 45 anos, Ivo Azevedo é casado, pai de dois filhos e se diz preocupado com a violência nas redondezas. Aos 62 anos, está aposentado da área da segurança privada e já integrou a Guarda Municipal. Todos os dias leva o cachorro para passear na Praça Alfredo Hauer, onde presencia a ação dos jovens usuários de drogas. Hoje, ao ver o módulo, Azevedo diz que a praça pode voltar a ser frequentada pelos moradores a partir da presença dos agentes. “Sei o quanto inibe os bandidos a presença do Módulo Móvel, a abordagem e as rondas das viaturas”.
No ano passado, a Guarda Municipal de Curitiba atendeu a 1.118 ocorrências em parques da cidade e a 1.875 nas praças de Curitiba. A Operação de Ações Preventivas na área de segurança e no combate à violência, por meio do Módulo Móvel Itinerante (MMI), permanece na Regional do Boqueirão até o dia 23 de maio.
O lançamento da operação contou com a presença de moradores da região, do administrador da regional do Boqueirão, Augusto Meyer Neto; do chefe do Núcleo da Defesa Social do Boqueirão, inspetor Adelson Lopes; representantes do Conselho de Segurança Pública (Conseg), lideranças comunitárias e do representante da Associação dos Moradores da Regional.