Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Trabalho conjunto

Guarda Municipal integra ações da Operação Garantia da Ordem que prendeu 26 pessoas no Alto Boqueirão

Ação integrada entre forças estaduais e municipais de segurança prendeu 26 pessoas na Vila Pantanal, com foco no combate ao tráfico de drogas, furtos e receptação de produtos furtados. Foto: Divugalção/GMC

Vinte e seis pessoas foram presas na fase II da Operação Garantia da Ordem, no bairro Alto Boqueirão, na Vila Pantanal, nessa quinta-feira (31/7). A ação integrada e conjunta  reuniu efetivo da Guarda Municipal de Curitiba e as forças de segurança do Estado do Paraná - Polícias Militar, Civil e Penal - com objetivo de intensificar o combate ao tráfico de drogas e os crimes contra a infraestrutura urbana. Durante a operação os agentes encontraram quatro câmeras clandestinas usadas pelos criminosos para monitorar a ação da polícia no bairro. 

A operação contou com a participação dos fiscais da Secretaria Municipal de Urbanismo e apoio da Receita Estadual, Copel, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Corpo de Bombeiros, consolidando a integração de órgãos municipais e estaduais no combate à criminalidade.

"A Guarda Municipal atuou de forma decisiva em áreas sensíveis, garantindo segurança nos pontos mais críticos e protegendo o patrimônio da cidade" , pontuou Poty Rodrigues Júnior, supervisor da GM. “A parceria demonstra que o Estado está unido contra o crime. A desordem não será tolerada”, afirmou o delegado Nasser Salmen, do 7º Distrito Policial, no Hauer.

Efetivo de peso

O efetivo mobilizado contou com 60 agentes da segurança pública, 22 viaturas, 8 motocicletas, além da participação do Grupo de Operações com Cães da Guarda Municipal de Curitiba, com destaque para a atuação do cão Lex, que participou das abordagens em apoio às equipes táticas durante as fiscalizações. 

Nesta etapa da operação os agentes cumpriram 21 mandados de prisão por crimes como homicídio, violência sexual, lesão corporal, tráfico de drogas e crimes contra o patrimônio. Outras cinco pessoas foram presas em flagrante, totalizando as 26 prisões. 

A ação fiscalizou 13 depósitos de recicláveis e estabelecimentos comerciais e apreendeu drogas, medicamentos, bebidas, câmeras clandestinas, cigarros, vapers ilegais e carnes sem procedência, conforme dados dos flagrantes lavrados. Os fiscais da Secretaria Municipal de Urbanismo emitiram cinco notificações por falta de alvará de funcionamento e localização e a Receita Estadual registrou nove autuações. 

As investigações estão em andamento para identificar outros envolvidos nas atividades ilícitas.