A Prefeitura de Curitiba mantém o Serviço de Proteção Escolar para atender as 171 escolas municipais. São 460 guardas municipais protegendo 135 mil alunos, professores e o patrimônio público. Esse número corresponde a 27% do efetivo da Guarda Municipal, formado por 1.702 servidores.
Os guardas municipais que atuam nas escolas não portam arma. É o caso do guarda Juarez da Silva, que há dois anos trabalha na Escola Municipal Eny Caldeira, no Bacacheri. "É um trabalho de muita responsabilidade, mas muito gratificante", afirma Silva. "Me sinto um pouco pai das crianças."
A diretora da escola, Cláudia Mundt de Melo, diz que a presença dos guardas tranqüiliza pais e educadores. "O guarda Juarez está sempre nos dando o maior apoio. Ele controla a entrada e a saída da escola, participa das atividades externas e ainda ajuda no trânsito. Com essa segurança, posso me dedicar mais para as questões pedagógicas", afirma.
A dona de casa Gilce Meire de Souza, que todos os dias leva os filhos Rodrigo, 10 anos, e Mariana, de 5 anos, até a escola Eny Caldeira, diz que é importante contar com a ajuda do guarda. "A gente se sente mais amparada com a presença do guarda. Eu sei que os meus filhos estão seguros na escola."
Cada um dos nove Núcleos Regionais de Defesa Social da Prefeitura tem um veículo para atender o Serviço de Proteção Escolar. Diante de qualquer suspeita, os guardas das escolas pedem apoio ao veículo, equipado com rádio e celular. Além do guarda motorista, o veículo tem um guarda armado, com treinamento para agir em situações especiais.
A equipe também está preparada para atender a entrada e a saída dos alunos nas unidades de ensino, com cones e coletes especiais. Cruzamentos perigosos perto de escolas também são atendidos pelos guardas.
Os guardas municipais destacados para o Serviço de Proteção Escolar também atuam junto à comunidade, por meio de ações de defesa comunitária. As ações abrangem palestras sobre drogas e trânsito; teatro de fantoches; guarda mirim, escolinha de futebol e atos de civismo, como hasteamento da bandeira e canto do hino nacional.
Além da proteção escolar, os guardas municipais também atuam no Comunidade Escola, programa da Prefeitura que promove atividades gratuitas de cultura, educação, cidadania e lazer na escolas nos fins de semana.