Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Segurança

Guarda Municipal e Polícia Civil prendem suspeito de furtos de baterias em torres de telefonia

Guarda Municipal e Polícia Civil do Paraná prendem suspeito de furto durante Operação Cabo Seguro. Curitiba, 05/08/2025. Foto: Departamento de Inteligência/Guarda Municipal

Nesta segunda-feira (4/8), a Guarda Municipal, em conjunto com a Polícia Civil, prendeu no bairro Campo de Santana um homem suspeito de furtar baterias de lítio em estações de telefonia celular de Curitiba e Região Metropolitana. 

A ação foi motivada pelos constantes furtos registrados em estações de rádio que vinham comprometendo serviços de comunicação e gerando prejuízos para as operadoras.  

Segundo investigação do Departamento de Inteligência da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), o suspeito arrombava cadeados e cercas das estações, desligava os equipamentos e removia as baterias, avaliadas em cerca de R$ 7 mil. Em algumas ocasiões, ele se passava por técnico de manutenção. Em um dos casos, o prejuízo estimado para uma única operadora ultrapassou R$ 100 mil.

Esta foi mais uma etapa da Operação Cabo Seguro, que combate o furto de cabos e fios de cobre na capital, especialmente em semáforos e sistemas de telecomunicação. A operação contou com o apoio da Secretaria de Urbanismo e de operadoras de telefonia. 

De acordo com o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Ferreira Vianna, o combate ao furto de cabos e fios de telefonia é uma das prioridades da secretaria. 

"São crimes que impactam diretamente o cotidiano da cidade, comprometendo a mobilidade urbana, uma vez que semáforos são desativados devido aos furtos dos cabos. Além disso, afetam hospitais, pois toda a rede elétrica fica prejudicada, e também a comunicação, deixando muitas famílias sem internet, sem telefone e, em alguns casos, sem energia", explicou Vianna.

Durante a operação, o veículo utilizado pelo homem durante os furtos também foi apreendido.

O suspeito foi indiciado por furto qualificado, atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública e interrupção de serviço telefônico. Após os procedimentos legais, ele foi encaminhado ao sistema penitenciário.


Operação Cabo Seguro

Na última semana (30/7), dois homens foram presos em flagrante em uma galeria subterrânea em Curitiba, com 100 quilos de fios de cobre retirados do local. 

Em fevereiro deste ano, a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), por meio do Departamento de Inteligência (DTI), deflagrou a Operação Cabo Seguro, para intensificar o combate ao furto de cabos e fios de cobre, especialmente em semáforos e sistemas de telecomunicação. Desde o início da Operação, 40 pessoas foram presas e mais de 40 pontos foram fiscalizados.