Ir para o conteúdo
Segurança

Guarda Municipal de Curitiba prende dois homens em flagrante por pichação

Guarda Municipal prende dois homens em flagrante por pichação. Foto: Divulgação/GMC

Na tarde deste domingo (11/1), a Guarda Municipal de Curitiba prendeu dois homens em flagrante por pichação, nas proximidades da Avenida Visconde de Guarapuava, no Alto da XV.

Equipes receberam a denúncia via Central de Operações da Guarda Municipal (COP-GM). Ao chegarem no endereço indicado, os agentes flagraram dois suspeitos pichando o muro de um imóvel particular. 

Durante a abordagem, foram apreendidos com os suspeitos os materiais utilizados, entre eles quatro latas de tinta spray, uma embalagem de corante, oito adesivos, uma garrafa pet, um recipiente plástico para tinta, além de pincéis e um rolo com tinta verde. Os homens apresentavam marcas de tinta nas mãos, compatíveis com as cores utilizadas no muro do imóvel.

Os suspeitos foram encaminhados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil do Paraná (PCPR), para os procedimentos cabíveis.

Multa

Além do encaminhamento à autoridade policial, a lei municipal nº 1.928/24 prevê multa de R$ 6.024,07 para pichação em patrimônio particular e de R$ 12.048,14 quando o crime é contra patrimônio público. Em caso de reincidência, a multa é dobrada.

Denúncias 

A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) intensificou o combate à pichação com o trabalho de inteligência, monitoramento das câmeras da Muralha Digital e o reforço no patrulhamento preventivo e ostensivo em toda a cidade. 

Para contribuir com a prevenção desse tipo de crime, o cidadão pode denunciar pelo telefone de emergência 153, que funciona 24 horas por dia. 

Se possível, a população deve registrar fotos do local, além de imagens de veículos e pessoas suspeitas, para auxiliar na identificação dos criminosos. A colaboração dos moradores é essencial no combate aos crimes de pichação e outros delitos.