Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Integração na segurança

Guarda Municipal de Curitiba participa de curso ministrado pela Polícia Científica do Paraná

Guarda Municipal de Curitiba participa de curso ministrado pela Polícia Científica do Paraná. Curitiba, 13/06/2025. Foto: Ricardo Deverson/GMC

Nesta sexta-feira (13/6), integrantes da Guarda Municipal de Curitiba (GMC), da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), participaram de curso da Polícia Científica do Paraná (PCP). 

A instrução teve como foco atendimento em cena de crime, isolamento da área e cadeia de custódia (identificação de provas), já que em muitos dos casos os guardas municipais são os primeiros a chegar ao local. Pela manhã, os participantes receberam instruções sobre os procedimentos padrões utilizados no estado do Paraná. No período da tarde, foi realizada uma atividade prática com a simulação de um local de crime.

A parceria para a realização do curso entre as instituições é inédita no Brasil e visa fortalecer a integração das duas forças de segurança, aprimorando os conhecimentos técnicos dos guardas municipais.

Segundo o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Ferreira Vianna, o curso é de utilidade prática para os servidores, visto que a cadeia de custódia é um dos temas mais relevantes na persecução penal e que mais influenciam, posteriormente, no processo criminal. 

“Os guardas municipais de Curitiba fazem diversos flagrantes e atendimentos em locais de crime e é fundamental que eles entendam a importância do isolamento da cena e da cadeia de custódia. Essas parcerias são essenciais, tendo em vista que permitem uma integração entre as forças de segurança e buscam o conhecimento com aqueles que mais entendem de determinada área na segurança pública”, disse Vianna.

O diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki explicou a importância da cadeia de custódia, que é um dos requisitos básicos para a manter a integridade da prova. “Para nós é fundamental que todos os agentes que atuam na fase externa na cadeia de custódia estejam capacitados para a legislação vigente.”

Para o supervisor Aparecido Carlos de Oliveira, que participou da capacitação, o curso é fundamental para lidar com as ocorrências do cotidiano. “O curso vai nos oferecer vários ambientes de simulação, permitindo vivenciar na prática situações que enfrentamos nas ruas”, destacou.