A quarta reunião para a construção de diretrizes sobre o uso da força na segurança pública começou nesta terça-feira (26/8) e vai até quinta (28/8) no Centro de Eventos Imap, no Parque Barigui. Os encontros promovidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública resultarão na criação de um Caderno Temático de Referência para profissionais da segurança pública com regras para garantir que as ações de abordagem sejam justas e seguras.
Para a elaboração do caderno são reunidos profissionais de diferentes instituições, como das polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar, Civil, Técnico-Científicas, das guardas municipais, do sistema penitenciário. O material vai trazer orientações e padrões para os profissionais.
“A integração começa na sala de aula, em grupos de trabalho como esse. O diálogo, a troca de experiências e a construção conjunta vão se refletir na atuação desses profissionais de segurança nas ruas, no atendimento ao cidadão”, enfatizou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna.
A Guarda Municipal de Curitiba desempenha um papel importante na articulação com as demais forças de segurança na construção dessas normas e regras que irão balizar o trabalho das corporações no País. O superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior, é o presidente do Conselho Nacional de Comandantes de Guardas Municipais no Brasil e representa as demais corporações do país na elaboração do trabalho.
O diretor da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Márcio Júlio da Silva Matos, explica que o objetivo é contribuir com a profissionalização das instituições de segurança pública e ampliar a confiança da população e a legitimidade do trabalho junto à população, por meio de ações de normatização, certificação, diagnóstico, aquisições, capacitação e avaliação de impacto.
O Caderno Temático de Referência vai ser publicado pelo Ministério da Justiça e trazer parâmetros para cursos de capacitação sobre o uso da força e polícia comunitária que serão realizados em setembro em Curitiba.