Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Redesenvolvimento urbano

Grupos temáticos começam a apoiar comissão do Curitiba de Volta ao Centro

Reunião, comandada pelo vice-prefeito Paulo Martins, oficializa a criação de grupos temáticos para apoiar a comissão do Curitiba de Volta ao Centro. Curitiba, 23/05/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM

A Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba passa a contar com o apoio de Grupos Temáticos que irão avançar no diagnóstico e propor melhorias para o projeto Curitiba de Volta ao Centro. Nesta sexta-feira (23/5), os grupos foram formalizados em reunião comandada pelo vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, que preside a Comissão responsável pela execução do plano para requalificação do Centro.

“Os grupos temáticos são importantes porque especializam-se em um determinado tema, que pode ser aprofundado. São servidores especialistas nesses assuntos, que podem ofertar soluções ou diagnósticos de forma muito mais precisa”, explicou Martins.

O vice-prefeito pediu que os grupos temáticos já comecem a trabalhar, imediatamente, para subsidiar a próxima reunião da comissão, que reúne órgãos públicos da Prefeitura, governo do estado, além de instituições públicas e privadas e organizações da sociedade civil, programada para o fim de junho.

“O projeto Curitiba de Volta ao Centro é uma das prioridades da gestão do prefeito Eduardo Pimentel e nós vamos devolver a região central para as famílias curitibanas. Tem desafio? Tem. Se todos atuarmos em conjunto, o Centro será outro e várias das ações poderão também ser replicadas em toda a cidade”, reforçou Martins.

Grupos

Foram instituídos dez grupos temáticos: Segurança; Questões Sociais; Mobilidade e Acessibilidade; Requalificação Urbana e Infraestrutura; Patrimônio Histórico e Retrofit; Cultura, Turismo e Eventos; Lazer e Bem-estar; Desenvolvimento Econômico e Incentivos; Habitação, Moradia, Diversidade de Usos e Valorização Imobiliária e Inovação e Sustentabilidade.

Também durante o encontro foram compartilhados os avanços já promovidos nos primeiros cinco meses da gestão Eduardo Pimentel, como o Domingo no Centro, Centro Seguro, Domingão Paga Meia, aumento das equipes de abordagem social, modernização da iluminação pública, inauguração do Estúdio Riachuelo e a entrega do Sprint de Regeneração do Centro de Curitiba (100 propostas de revitalização da região).

“O sucesso do Domingo no Centro, que tem sua edição de maio no próximo domingo (25/5), mostra que com ações simples, mas inteligentes, e que unem nossos servidores, parceiros e a população, podemos tornar a região mais atraente e levar mais as famílias para o coração da cidade”, salientou Martins.

O encontro também contou com a participação dos secretários municipais Rafael Vianna (Defesa Social e Trânsito) e Leverci Silveira Filho (Segurança Alimentar), dos presidentes Marino Galvão (Fundação Cultural), Renan de Oliveira Rodrigues (FAS), Beatriz Battistella (Imap), Edle Tatiana Lessnau de Figueiredo Neves (Instituto Municipal de Turismo) e Dario Paixão (Agência Curitiba); da assessora especial do gabinete do prefeito, Tatiana Turra; do superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; do chefe de gabinete do vice-prefeito, Dimas Bueno; e de servidores das secretarias municipais de Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Administração e Tecnologia da Informação e Obras Públicas, e de órgãos como Ippuc, Cohab e Setran, bem como da Regional Matriz.

Iniciativas do Curitiba de Volta ao Centro já em andamento:

Domingo no Centro – Lançado em março, o Domingo no Centro oferece serviços da Prefeitura, diversão e cultura de graça. Começou na Rua Emiliano Perneta. A ação ocorre no calçadão da Rua XV de Novembro, sempre no último domingo do mês, das 9h às 15h. 

Centro Seguro – Em fevereiro, teve início a Operação Integrada Centro Seguro, uma ação conjunta entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Paraná. Ao todo, 1.039 agentes de segurança e 430 viaturas têm reforçado o policiamento e o apoio às equipes de acolhimento social de pessoas em situação de rua no Centro.

Domingão Paga Meia - Um dos primeiros atos de Eduardo Pimentel à frente da Prefeitura foi reduzir a tarifa de ônibus para R$ 3 aos domingos e feriados, no Domingão Paga Meia. A iniciativa também estimula os curitibanos a irem participar das atividades programadas para o Centro, nos fins de semana, como o Domingo no Centro, a Feira do Largo da Ordem, as feiras especiais e os espaços de cultura e lazer do município.

Pessoas em situação de rua - Desde janeiro, Fundação de Ação Social (FAS) ampliou as abordagens às pessoas em situação de rua. Hoje, são oito equipes com 50 servidores percorrendo diariamente o Centro, oferecendo atendimento pela rede de acolhimento e ressocialização. A Prefeitura também modernizou a frota de veículos da FAS com 23 novas vans, as chamadas Laranjinhas.

Iluminação pública - A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) já começou o trabalho de modernização da iluminação pública em 52 ruas do Centro, com a substituição de aproximadamente 1.700 luminárias convencionais por LED, que são mais eficientes e econômicas. A substituição já ocorreu na Avenida Cândido de Abreu, Rua Barão do Serro Azul, Travessa Nestor de Castro e Alameda Augusto Stellfeld. 

Reocupação de imóveis/Estúdio Riachuelo – Dentro das ações de reocupação de imóveis e preservação histórica, o prefeito inaugurou, no dia 29 de março, o Estúdio Riachuelo, novo polo de criatividade e tecnologia no Centro de Curitiba. Localizado em uma unidade de interesse de preservação, em frente ao Cine Passeio, na Rua Riachuelo, o espaço está equipado com modernos computadores e programas. O Estúdio Riachuelo passa a ser o ponto de encontro para a cultura pop e os gamers e irá integrar um futuro “Corredor Criativo do Centro de Curitiba”, conectando o local ao Solar do Barão e Cine Passeio.

Novas calçadas - Serão 15 km de calçadas requalificadas pela Smop. Um exemplo pode ser visto em 1 km da Rua Emiliano Perneta, no trecho entre as ruas Doutor Muricy e Benjamin Lins. As novas calçadas são planas, mais amplas e acessíveis.

Manutenção do asfalto - Requalificação do asfalto pela Smop, para melhorar a mobilidade no Centro, começou pela Rua Emiliano Perneta. Além de asfalto, as vias terão novo calçamento, mobiliário e paisagismo, incluindo o plantio de árvores para melhorar a sensação térmica e a qualidade do ar da região.

Grandes eventos - Apoio a eventos privados, como o Festival de Curitiba, que voltou a ter a parceria da Prefeitura e ocupou vários espaços do município no Centro, como as Ruínas do São Francisco. A Prefeitura também já anunciou que articula a volta da Vinada Cultural, evento gastronômico tradicional que ocorrerá no Centro da cidade e é promovido pelo Bom Gourmet e Gazeta do Povo.

Fomento ao turismo – Abertura do novo Posto de Informações Turísticas dentro do processo de revitalização da Rua 24 Horas, disponibilização das Unidades Móveis de Promoção e Informação Turística em eventos como o Domingo no Centro, entrega das novas barracas da Feira do Largo da Ordem e relançamento do Walking Tour para turistas e moradores da cidade.

Sprint de Regeneração do Centro de Curitiba - No dia 14 de abril, o prefeito Eduardo Pimentel recebeu 100 ideias de arquitetos, urbanistas e empresários para revitalização do Centro de Curitiba. O sprint urbano imobiliário “Centro - Cidade Pretendida” é resultado do trabalho concentrado de 100 profissionais de arquitetura e urbanismo, do setor imobiliário, da construção, entidades empresariais, de mercado e da academia.