Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Guarda Municipal

Grupo Tático de Motos reforça segurança no Centro

Grupo Tático de Motos da Guarda Municipal fecha o ano com mais de 120 ocorrências atendidas em pouco mais de dois meses de atuação. Na imagem, o treinamento dos guardas. Curitiba, 30/12/2010 Foto: Maurilio Cheli/SMCS


O Grupo Tático de Motos da Guarda Municipal fecha o ano com mais de 120 ocorrências atendidas em pouco mais de dois meses de atuação. O grupo foi criado no final de outubro para reforçar o patrulhamento no eixo central de Curitiba.
Antes da formação do Grupo Tático, o patrulhamento na região contava apenas com duas motocicletas. Hoje, são dez guardas treinados para atender prontamente as ocorrências. O grupo está localizado ao lado do módulo da Guarda Municipal, na praça Plínio Tourinho.
O diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso, afirma que as motos hoje são indispensáveis no patrulhamento do centro da cidade. “É uma área onde o trânsito sempre é mais complicado. Até por isso, com as motos é mais fácil chegar com agilidade aos locais das ocorrências”, disse.
Em 2011, o Grupo Tático receberá novos uniformes, coletes, suspensório tático, novos capacetes, identificações nos braçais que foram incorporados ao uniforme e motocicletas com maior cilindrada.
Treinamento - Em novembro, um grupo de 52 guardas concluiu o curso de aprimoramento na condução das motocicletas ministrado por especialistas da 5.ª Região Militar.
O treinamento inclui exercícios práticos de abordagem utilizando motocicleta, técnicas de direção defensiva, normas legais, técnicas de pilotagem e algemamento.