O espírito de solidariedade marcou o almoço desta terça-feira (16/12) no Mesa Solidária Luz dos Pinhais, no Centro de Curitiba. Em uma ação especial de Natal, o Grupo Madalosso preparou e serviu 700 refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade, reforçando a parceria com a Prefeitura de Curitiba por meio do programa Mesa Solidária.
Nesta terça, o almoço teve um cardápio muito servido durante o ano por um dos restaurantes mais famosos da cidade: espaguete na manteiga, frango a passarinho, polenta frita, além de bolo e refrigerante.
Entre os frequentadores do Mesa Solidária, a ação foi recebida com emoção e reconhecimento. A aposentada Edite de Freitas, de 71 anos, destaca o acolhimento que encontra no local. “Não é só a comida, é o carinho, a conversa, o jeito que a gente é tratada aqui. Hoje a refeição está ainda mais especial, de Natal. Isso ajuda muito, fortalece a gente”, conta.
Geraldo Domingos da Silva, de 81 anos, aposentado e frequentador assíduo desde o início do programa, também aprovou a ação. “Eu venho sempre. A comida é boa, o ambiente é bom, e hoje ainda tem essa comida especial de restaurante famoso. É um cuidado a mais com a gente”, diz.
Já Reginaldo Costa, de 48 anos, desempregado, reforça a importância do Mesa Solidária no dia a dia. “Sou muito agradecido. É um trabalho social muito importante pra gente. O Mesa Solidária ajuda demais e hoje, com essa comida especial, fica ainda melhor”, afirma.
Ação amplia parceria
Esta é a terceira vez que o Grupo Madalosso realiza uma ação natalina no Mesa Solidária. Em 2024, foram distribuídas 1.200 refeições. Neste ano, o número foi ampliado para 1.400 refeições, divididas em duas ações especiais — 700 no almoço desta terça-feira e outras 700 no jantar do dia 29 de dezembro, na mesma unidade.
Para o gerente de Marketing do Grupo Madalosso, Felipe Mars, a iniciativa reforça o compromisso social da empresa. “Servimos milhões de refeições ao longo do ano, mas entendemos que não é só sobre receber da sociedade, é também sobre devolver. O Natal representa um momento especial para nossos clientes e trazer um pouco dessa experiência para quem está em situação de vulnerabilidade é uma forma de fechar o ano com propósito e gratidão”, afirma.
O secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, destaca que parcerias como essa ampliam o alcance do programa, especialmente no fim do ano. “O Mesa Solidária vai além da refeição: é um espaço de dignidade, cuidado e acolhimento. A parceria com o Grupo Madalosso fortalece esse propósito e torna o Natal mais humano para quem mais precisa”, ressalta o secretário.
O Mesa Solidária é uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba que garante refeições gratuitas e de qualidade à população em situação de vulnerabilidade. A unidade Luz dos Pinhais está localizada na Rua Barão do Serro Azul, 81, no Centro.