Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidades Educadoras

Greca recebe prefeito de Concórdia e apresenta Faróis do Saber e Inovação e Faróis Móveis

Prefeito Rafael Greca recebe o prefeito de Concórdia - SC, Rogério Pacheco e a secretária de Educação, Gládis dos Santos. Curitiba, 29/05/2023. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu nesta segunda-feira (29/5) o prefeito de Concórdia (Santa Catarina), Rogério Pacheco, e a secretária da Educação do município, Gladis dos Santos. O tema da reunião foi Cidades Educadoras e durante o encontro Greca falou sobre os Faróis do Saber, instalados durante sua primeira gestão (1993-1996), e a evolução do projeto para os Faróis do Saber e Inovação e os Faróis Móveis, estes últimos atualmente presentes em todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

“Agora os estudantes têm impressoras 3D nos Faróis do Saber e Inovação e nos Faróis Móveis. Eles aprendem estudando um tema e depois fazendo prototipia nas impressoras3D”, contou Greca, acompanhado da secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

“Eles são instalações para que esta cidade inteligente avance cada vez mais e as crianças desenvolvam o conhecimento”, completou o prefeito.

Maria Sílvia explicou que o Farol Móvel foi criado para manter, com as crianças da educação infantil, as diversas possibilidades pedagógicas desenvolvidas com os estudantes maiores nos 32 Faróis do Saber e Inovação espalhados pelas dez regionais.

Os Faróis Móveis são compostos por um carrinho em forma de farol que acomoda itens como impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, microscópio, canetas de luz negra, binóculos, alfabeto imantado. Eles têm rodinhas para poderem ser levados pelas salas dos CMEIs com facilidade.

A novidade representa, nas unidades, espaços de pesquisa, inovação e criatividade, democratizando as tecnologias digitais e a busca por uma educação inovadora e conectada.

Congresso internacional

Concórdia, município de 82 mil habitantes no Oeste de Santa Catarina, também é uma cidade educadora, a primeira do estado vizinho. A adesão foi no início deste ano.

Curitiba, que coordena a Rede Brasileira das Cidades Educadoras, faz reuniões e formações para os servidores daquela cidade e de outras que integram o grupo, organizado pela Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), com sede em Barcelona.

Em maio do próximo ano, a capital do Paraná sediará o XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras. Será a primeira vez que a capital do Paraná recebe esse evento.

O tema central será “Sustentabilidade, Inovação e Inclusão na Cidade Educadora: transformando o presente”. O congresso reunirá representantes de várias cidades do Brasil e do mundo para reflexões e debates acerca de sustentabilidade social, ambiental e econômica e educação para a sustentabilidade.

Fórum de Prefeitos

O tema Cidades Educadoras também integra a agenda do Fórum de Prefeitos – Integração entre Cidades, que será realizado nesta terça-feira (30/5), no Salão de Atos do Parque Barigui. A pauta do fórum, que reúne gestores de todo Paraná, inclui diálogos sobre Cidades Educadoras, compartilhamento de experiências, apresentação do jogo didático “Brincando com Curitiba e Região Metropolitana: elementos que nos conectam”, apresentação dos Embaixadores do Futuro na Cidade Educadora.