O prefeito Rafael Greca recebeu nesta sexta-feira (17/9), em seu gabinete, o cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil. Por causa da pandemia do novo coronavírus, esta foi a primeira viagem de d’Orfeuil como representante diplomático pelo País desde que assumiu o posto, há 1 ano. Ele já conhecia Curitiba, onde esteve na adolescência, na década de oitenta.
A visita ocorreu pouco antes da instalação oficial do curso de especialização em Patrimônio Cultural em parceria com a Ècolle de Chaillot, instituição francesa que é referência mundial da área. Durante o encontro, Greca apresentou o projeto que pretende abastecer equipamentos urbanos com tecnologias alternativas como a energia fotovoltaica, e convidou D’Orfeuil para a futura exposição de trabalhos de Debret.
Debret foi o artista francês que registrou cenas do Brasil antes da invenção da fotografia. A mostra está sendo organizada pela Fundação Cultural como evento preparatório às celebrações pelos 200 anos da Independência do Brasil, em 2022.
A primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone, participou da recepção à comitiva de d’Orfeuil, que também contou com a presença do chefe do Serviço Econômico Regional no Brasil, Julien Frioux, e do adido de cooperação e ação cultural, Patrice Pauc.
LEIA MAIS: