Cônsul honorário da Bélgica em Curitiba, o advogado João Casillo recebeu, na noite desta quinta-feira (23/3), a comenda de cavaleiro da Ordem de Leopoldo, a mais alta condecoração do Reino da Bélgica.
O prefeito Rafael Greca prestigiou a cerimônia, ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone. A entrega da comenda foi realizada na biblioteca do escritório Casillo Advogados, no Centro.
“Esse reconhecimento é um grande orgulho para Curitiba e verdadeiro mérito desse curitibano”, disse o prefeito ao chegar à cerimônia.
A entrega da comenda foi feita pelo embaixador da Bélgica no Brasil, Peter Claes, que destacou o seu significado. “Esta é a mais alta ordem da Bélgica, é o reconhecimento pela sua dedicação com energia, entusiasmo e convicção e sua defesa dos interesses do Brasil e da Bélgica no Paraná”, resumiu o embaixador.
“Quero fortalecer as relações com o grande estado do Paraná e com a grande cidade de Curitiba, capital que é um exemplo de desenvolvimento sustentável e desenvolvimento humano no Brasil”, completou o embaixador, que estendeu a homenagem à família de Casillo.
O cônsul-geral do Reino da Bélgica em São Paulo, Matthieu Branders, relembrou a carreira de Casillo como advogado e professor e sua dedicação à tarefa consular. “Cônsul honorário desde 2000, João Casillo é um homem do mundo. Em duas décadas, nunca faltou ao compromisso com a Bélgica. A Ordem de Leopoldo marca um degrau de reconhecimento do nosso país”, afirmou, ao lembrar que o Paraná concentra a segunda maior comunidade belga do Brasil.
Após receber a comenda, o cônsul horário João Casillo, lembrou que esta é a segunda vez que é homenageado pela Bélgica. Ele destacou a parceria estabelecida pela Prefeitura de Curitiba. “O prefeito e a primeira-dama permitem que tenhamos esse relacionamento não apenas com a Bélgica, mas com outros países e isso é muito importante”, disse Casillo.
Participaram da solenidade o vice-governador do Paraná, Darci Piana, e a embaixadora do escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná (Erepar), Ligia Maria Scherer.
O prefeito Rafael Greca estava acompanhado também do assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, do secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, do superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior, e da secretária do gabinete Juliana Cruz Lima. O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello, também participou.