Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Reconhecimento internacional

Greca apresenta projetos de Curitiba a pioneiro no conceito de “comunidade inteligente”

Greca apresenta projetos de Curitiba a pioneiro no conceito de “comunidade inteligente”. - Na imagem, Paiol Digital. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

O prefeito de Curitiba recebeu, nesta terça-feira (3/9), o fundador do Intelligent Community Forum (ICF – Fórum das Comunidades Inteligentes), Johna Jung, que está na cidade em visita técnica para a escolha da comunidade mais inteligente do mundo de 2024 

No segundo dia de visita técnica em Curitiba nesta terça-feira (3/9), o fundador do Intelligent Community Forum  (ICF – Fórum das Comunidades Inteligentes), o urbanista e escritor John Jung, foi recebido pelo prefeito Rafael Greca em um almoço no bairro São Francisco.

Eleita Cidade Mais Inteligente do Mundo em novembro de 2023, pela Fira Barcelona, Curitiba está segue reconhecida internacionalmente por suas políticas e iniciativas de cidade inteligente, sustentável e humanitária: a capital paranaense concorre ao topo de mais um ranking mundial. Pelo quarto ano consecutivo, busca o título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo (ICF) de 2024, motivo da visita de Jung à cidade.

Jung não é apenas especialista em comunidades inteligentes como foi um dos precursores, nos anos 1980, do uso dos termos “smart city” (cidade inteligente) e “smart communities” (comunidades inteligentes) para indicar rumos de ambientes urbanos sustentáveis.

No almoço, Greca falou sobre projetos de que tornam a capital paranaense a cidade mais igualitária do país, como a criação dos Mesas Solidárias e o FAS SOS, que oferece atendimento global a pessoas em situação de rua.

“Com os Mesas Solidárias, já entregamos, gratuitamente, mais de 1,3 milhão de refeições a pessoas que mais precisam, resultado de uma parceria da Prefeitura, que oferece estrutura digna para uma refeição, com a iniciativa privada, que prepara as refeições”, disse o prefeito.

Condolências e memórias

Jung expressou condolências ao prefeito pelo falecimento da primeira-dama, Margarita Sansone, Greca lembrou as ações pioneiras na cidade de iniciativa dela.

“Inteligentíssima. Uma mulher inteligentíssima, que sempre foi preocupada com questões sociais e em tornar a vida das pessoas melhores. Na minha primeira gestão como prefeito, de 1993 a 1996, como fundadora e presidente da Fundação de Ação Social (FAZ), Margarita criou a Pousada de Maria, primeira casa-abrigo do Brasil para mulheres vítimas ou ameaçadas de violência doméstica, quando esse assunto não era uma agenda prioritária”, destacou o alcaide.

Ela, inclusive, teve papel fundamental na criação do ecossistema de inovação do Vale do Pinhão, em 2017, que deu o pontapé inicial para a retomada do DNA inovador da capital paranaense, o que tem gerado a transformação social e reconhecimentos internacionais à cidade.

Também participaram do encontro o vice -governador do Paraná e presidente da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), Darci Piana; o presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó; o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antonio Gilberto Deggerone ; o assessor especial do Gabinete do Prefeito, Lucas Navarro, e o vice-presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), Adriano Krzyuy.

Agenda intensa

Guiado por uma comitiva da equipe da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, o fundador do ICF teve agenda intensa em seus dois dias de visita técnica pela cidade.

Na segunda-feira (2/9), conheceu  a Pirâmide Solar de Curitiba e o projeto do Bairro Novo da Caximba, que está em andamento, onde visitou os primeiros moradores nas novas casas.

A visita seguiu para a Fazenda Urbana do Cajuru, em que conheceu os projetos de incentivo à Agricultura Urbana da cidade.

O fundador do ICF também foi apresentado a realizações da Prefeitura que utilizam tecnologias digitais de ponta para cuidar da cidade, como a Muralha Digital e o Hipervisor Urbano, e a propostas inovadoras que aproximam a participação do cidadão para tornar a cidade cada vez melhor como o atendimento multiplataformas da Central 156 e do Programa Fala Curitiba.

Ainda no primeiro dia de visitas técnicas, Jung foi apresentado a um dos mais recentes projetos de mobilidade urbana cidade: a implantação do Ligeirão Norte/Sul, que tornou os deslocamentos mais ágeis, com economia de 15 minutos para levar o passageiro a duas pontas da cidade.

Paiol Digital Internacional

À noite, John Jung foi o convidado de honra do Paiol Digital Internacional, evento mensal do Vale do Pinhão em que especialistas dividem com o público seus conhecimentos sobre inovação, novas tecnologias e empreendedorismo.

O especialista canadense compartilhou seus conhecimentos sobre ações que transformam as cidades em comunidades inteligentes e porque é importante que gestores públicos e a população se engajem nessa evolução. Em sua apresentação, fez referência à Curitiba como exemplo de comunidade inteligente.

Berço de startups e casa de unicórnios

Nesta terça-feira (3/9), além do encontro com o prefeito, John Jung conheceu projetos voltados ao fomento das empresas da cidade e, que integram o ecossistema de inovação da cidade, o Vale do Pinhão.

Foi apresentado ao Pinhão Hub, que reúne startups investidores e toda a cadeia da inovação em um mesmo lugar; os Worktibas, que nasceram como primeiros espaços de coworking público do país, que evoluiu para uma pré-incubadora, uma espécie de berço para novas startups curitibanas.

Na sequencia, foi levado a um dos 9 Espaços Empreendedor da cidade, que dá suporte técnico aos Microempreendedores Individuais (MEIs) e conversou com fundadores de empresas tecnológicas do Vale do Pinhão, como a Tech Girls e a Preâmbulo, além conhecer as sedes de duas das três startups unicórnios sediadas em Curitiba: – MadeiraMadeira e EBANX.

Cultura maker e realidade estendida

Também conheceu projetos públicos do município que incentivam a Cultura Maker, a criatividade e a inovação deste a infância, como o Fab Lab Cajuru e um dos Faróis do Saber e Inovação. Também conheceu o Laboratório de Realidade Estendida da PUCPR, o primeiro do Brasil, que oferece uma estrutura educacional com sete salas temáticas, espaços para experiências com dispositivos de realidade virtual, aumentada ou mista; uma cave de realidade mista e uma master cave, espaços destinados a projeções 360°,

O Prêmio

A premiação do ICF reconhece, anualmente, ações de governança para prosperidade econômica, saúde social e riqueza cultural, que juntas tornam uma comunidade forte e resiliente.

Nos últimos seis anos, a capital paranaense tem figurado entre os destaques do IFC, desde que ingressou, em 2019, pela primeira vez entre as 21 comunidades mais inteligentes do ranking e subiu ao Top 7 em 2021.

Fase final de seleção 

Classificada nos últimos quatro anos consecutivos no Top 7 das smart communities (comunidades inteligentes) do mundo pelo ICF, Curitiba mostra que não somente chegou a um patamar internacional de projetos que aplicam a inovação no seu dia a dia, com resultados positivos para os curitibanos como também tem evoluído, ano a ano, com consistência e objetividade.

Inspirada nos êxitos da capital paranaense, outra cidade do Paraná está entre as cidades finalistas deste ano: Assaí. Ambas concorrem com Coral Gables (Flórida, EUA); Durham e região (Ontario, Canadá); Fredericton (New Brunswick, Canadá); Hilliard (Ohio, EUA) e o Condado de Yunlin (Taiwan).

As sete comunidades finalistas de 2024 terão seus modelos de desenvolvimento econômico, social e cultural na era digital apresentados durante o ICF Summit, em Barcelona (Espanha), em novembro, quando será anunciado o nome da comunidade mais inteligente do mundo deste ano.

O ICF

O Intelligent Community Forum é uma organização sem fins lucrativos, sediada no Canadá, para pesquisa de políticas de comunidades inteligentes, envolvendo todo o ecossistema da cidade, focadas na criação de empregos e desenvolvimento econômico sustentável.