Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inovação

Grande final do Pitch Vale do Pinhão 2025 de Curitiba acontece no dia 17 de julho

Grande final do Pitch Vale do Pinhão 2025 de Curitiba acontece no dia 17 de julho. Foto: Divulgação

Na corrida pela inovação que transforma realidades e melhora a vida nas cidades, o Pitch Vale do Pinhão 2025 chega à sua sexta edição com força total. Realizado em Curitiba pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, o programa selecionou 12 startups com soluções tecnológicas alinhadas a impacto social, sustentabilidade e desenvolvimento urbano.

“O Pitch Vale do Pinhão é uma trajetória rápida de aceleração de negócios inovadores, em formato de disputa, que mobiliza o ecossistema nacional de startups e promove a cultura da inovação”, destaca Marlon Cardoso, coordenador de Inovação da Agência Curitiba. 

“Nosso objetivo é identificar, valorizar e impulsionar startups com soluções inovadoras para cidades inteligentes e nova economia.” Entre as selecionadas, será escolhida a startup mais inovadora do país, em cerimônia marcada para 17 de julho. 

Marlon observa que o evento vem amadurecendo a cada edição. “Desde sua primeira edição, o Pitch evoluiu em estrutura, alcance e impacto. Hoje, conta com uma rede sólida de mentores e jurados especializados, parcerias com fundos de investimento e universidades, além de um processo de avaliação mais técnico e criterioso”, explica.

Neste ano, o modelo avaliativo ganhou ainda mais sofisticação e está alinhado aos objetivos estratégicos da cidade. “Além de exigir que as startups participantes já possuam um MVP (produto minimamente viável), a edição de 2025 valoriza estratégias de ESG — tanto internas quanto externas — como critério de maior pontuação na análise”, segundo Marlon.

A seguir, conheça as startups finalistas desta edição

  • Brainzz – Maquetes digitais inteligentes que transformam a experiência de venda no setor imobiliário.
  • Caçamba do Bem – Reaproveitamento de resíduos da construção civil com foco em sustentabilidade urbana.
  • Go Scope – Câmeras endoscópicas portáteis para diagnósticos médicos mais acessíveis e ágeis.
  • Grupo Keep – Soluções digitais para antecipação e auditoria de recebíveis, voltadas ao varejo.
  • Icapiedu – Chatbot educativo para prevenção ao bullying e promoção da saúde mental nas escolas.
  • Investeendo – Plataforma de educação financeira gamificada voltada para jovens.
  • IonycLeaf – Baterias sustentáveis de silício-enxofre, com alta densidade energética e foco ambiental.
  • Mell.Ro – Garantidora digital de aluguel, com tecnologia para reduzir inadimplência e facilitar locações.
  • Movision – Reabilitação fisioterapêutica com realidade virtual, tornando o tratamento mais eficiente.
  • Paresi - Plataforma para definição, coleta, análise e reporte de dados sobre sustentabilidade/ESG.
  • Planttcê – Alimentos funcionais produzidos a partir de vegetais rejeitados, com rastreabilidade e impacto social.
  • Testbooster.AI – Automação de testes de software com inteligência artificial, voltada a times de QA.

Segundo Marlon, as startups finalistas se destacaram pela “forte capacidade de execução, conhecimento técnico sobre os setores em que atuam e propósito bem alinhado ao impacto positivo que podem gerar para melhorar a vida das pessoas, especialmente em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

As soluções também refletem tendências importantes observadas pela organização. “Vimos um crescimento significativo de tecnologias baseadas em inteligência artificial generativa, uso de dados urbanos em tempo real, plataformas de impacto social, agritechs urbanas, blockchain para rastreabilidade e soluções acessíveis e inclusivas. É uma nova geração de empreendedores, comprometida com impacto e sustentabilidade, além da inovação propriamente dita”, completa.

De acordo com o coordenador, o Pitch Vale do Pinhão é também uma ferramenta de conexão entre startups, setor público e investidores: “O evento fomenta soluções para desafios reais das cidades — como mobilidade, saúde digital, economia circular, segurança e educação — e estimula modelos baseados em dados e tecnologias emergentes, com impacto direto na nova economia”, ressalta Marlon.

“Com isso, fortalece a transição de Curitiba para uma cidade mais conectada, eficiente e centrada nas pessoas.” A iniciativa também se consolida como uma alavanca para o ecossistema de inovação local. “O Pitch amplia a visibilidade das startups e promove conexões estratégicas que geram oportunidades reais de negócios. Também contribui para mapear talentos, valorizar a ciência aplicada e estimular o empreendedorismo de impacto. Temos que estimular cada vez mais esse movimento de empresas com consciência de impacto positivo no mundo real”, conclui.

História do evento 

O Pitch Vale do Pinhão nasceu durante a pandemia como uma forma de ativar no mundo virtual o relacionamento entre as startups e o ecossistema. “Depois da pandemia e com  a evolução das ações e do mercado, o evento se transformou num presente, uma espécie de presente real que o ecossistema de Curitiba oferece para o ecossistema nacional de inovação e que hoje se consolida no cenário nacional dos eventos voltados para startups”, finaliza o coordenador.

O Pitch Vale do Pinhão 2025 é realizado pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, da Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (Smati) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), com patrocínio de: Ademicon, Odox Tecnologia, Hub Conecta, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), Accelera Hub, Assespro PR, Associação CWB Startups, Angel Investor Club, Anjos do Brasil, Antler Brasil, Condor Connect, Conexão Inovação Pública, Curitiba Angels, Ecohub – Universidade Positivo, Fábrica de Startups Brasil, Fórum Inova Cidades / FNP, Pinhão Hub, Phostem, Quintal Ventures, Sebrae PR, SC Angels, Start Growth, Stars Aceleradora, Tork’N Roll, Westwood Capital, Wim Angels, UFPR – Incubadora, UTFPR/Curitiba – Parque Tecnológico, GazzConecta / Pinó / Gazeta do Povo e Jovem Pan News / Grupo RIC.

Finalistas na Jovem Pan News 

Acompanhe até 16 de julho, às 10h15, a série de entrevistas com as startups finalistas do Pitch Vale do Pinhão 2025.

As entrevistas serão transmitidas ao vivo, sempre às 10h15, diretamente do canal da Jovem Pan News Paraná no Youtube ou na sintonia 107.1 do seu rádio.

Confira a agenda de entrevistas:

  • 30 de junho - Gustavo Tedesco - Icapiedu   
  • 01 de julho - Vinícius Leonart - Grupo Keep  
  • 02 de julho - Juliano Haus -Testbooster.AI
  • 03 de julho - Sam Adam - Investeendo
  • 04 de julho - Geovana Conti - Paresi. Social 
  • 07 de julho - Vinícius Nickel - Go Scope 08 de julho- Marília Almeida- Caçamba do Bem 
  • 09 de julho - Bruno Rey - Brainzz
  • 10 de julho -Osni Passos - Mellro
  • 11 de julho - Caroline Mattevi - Panticê
  • 14 de julho - Rodrigo Fagundes- Ionycleaf
  • 15 de julho -Leilane Marcos - Movision
  • 16 de julho - Marlon Cardoso - Agência Curitiba e Georges Kalaches -Quintal Ventures