Grupos de estudantes das escolas municipais Anísio Teixeira, CEI do Expedicionário e CEI Érico Veríssimo foram os vencedores da edição 2015 da Gincana Virtual promovida pela Secretaria Municipal da Educação.
A cerimônia de premiação aconteceu na tarde desta sexta-feira (20) no Centro de Formação Continuada da educação, no Centro. A competição envolveu aproximadamente 300 estudantes de 39 escolas da rede municipal de ensino.
A Gincana Virtual promove e incentiva o desenvolvimento de ações de cidadania entre os estudantes aliadas ao uso das tecnologias educacionais para criar transformações positivas nas escolas. De agosto a novembro, as escolas inscritas na gincana participaram de desafios a partir do tema “Bullying não é brincadeira”. As soluções foram dadas sempre usando recursos tecnológicos disponíveis nas escolas como computadores, celulares, filmadoras, máquinas fotográficas, internet e diferentes aplicativos.
Foi o que fizeram os estudantes da Escola Municipal Anísio Teixeira, no Atuba, da equipe Se Liga Teixeira. Uma enquete gravada em vídeo, uma animação feita a partir do programa Powtoon e a gravação de um rap serviram para que a equipe multiplicasse entre os demais colegas da escola as informações levantadas sobre as consequências do bullying.
O trabalho da meninada rendeu 74 pontos na disputa e a primeira colocação. “Nem imaginávamos que ganharíamos a competição e medalhas, pois o legal mesmo foi saber que conseguimos ajudar uns aos outros na escola, aprendermos a ter respeito uns pelos outros”, disse o estudante Gabriel Maggi Borges, de 9 anos.
A colega de turma, Maria Eduarda da Silva, de 8 anos, também comemorou o fato de a equipe ter ficado com a primeira colocação e destacou o que ela considerou mais importante ao longo da gincana. “O bullying é como uma rachadura na pedra que deixa marcas para sempre. É preciso que todas as crianças saibam o quanto é chato passar por isso para entender o por que não podem fazer”, disse Maria Eduarda.
Na edição do ano passado, a escola fez um importante trabalho de conscientização dos estudantes sobre Mobilidade Urbana, tema da edição e que envolveu a garotada em desafios e na busca de soluções para uma ponte sob o Rio Atuba, próxima da escola. Para a professora responsável pelo envolvimento da equipe na gincana, Marília Costa Jordan, a experiência das gincanas rende muito mais do que conhecimento, estimulam e preparam o os estudantes para tomada de decisões e desenvolveram uma ação cidadã. “Mais uma vez conseguimos envolver toda a escola nas ações realizadas por meio da equipe e isso é importante porque cria uma identidade, dá continuidade às ações que estimulam cidadania e a melhora na mudança do comportamento”, disse Marília.
O diretor do departamento de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal da Educação, Marlon Terres, diz que embora há três escolas premiadas, todos os participantes foram vencedores. “A vitória maior foi para a cidade que ganhou estudantes mais conscientes e solidários”, disse Marlon Terres.
Produção de textos
Na escola Municipal Maringá, no Pinheirinho a competição incentivou os estudantes à pesquisa e promoveu maior envolvimento do grupo com recursos que ampliaram as aprendizagens sobre tecnologias, produção de textos e as diversas áreas do conhecimento.
Munida de informações e conhecimentos sobre bullying, a equipe Esquadrão Verde movimentou o espaço virtual e toda a escola, usando recursos tecnológicos diversos. “A intenção foi a de envolver os alunos em práticas que integram informação, diversão e ações de protagonismo social, utilizando as tecnologias para qualificar a aprendizagem e desenvolver a capacidade e autonomia de realizar tarefas complexas”, disse a professora responsável pela equipe Esquadrão Verde, Cristiani Kufki.
Os estudantes da equipe trabalharam com produções de reportagem, uso do Jornal Eletrônico Extra, Extra!, construção de paródia, divulgação de mídias audiovisuais pelo site Youtube, ferramenta Voki para criar personagens com o slogan da campanha e também elaboraram uma animação do tema, utilizando ferramenta online Powtoon.
“Eu não só me diverti durante esses meses da gincana, mas me senti muito importante com o papel de articular trabalhos que eram divulgados com a intenção de alertar as pessoas sobre a importância de combater o bullying nas escolas”, disse Diego Ribeiro Fagundes, de 10 anos.
Promovida anualmente, a gincana estimula os estudantes a buscarem soluções para desafios propostos que são sempre instigantes e precisam ser resolvidos usando a tecnologia.
“Trata-se de uma proposta de base pedagógica que direciona questões de cidadania e inclusão digital”, explica a gerente de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal da Educação, Fabrícia Gomes.
As atividades das gincanas promovem mudanças na comunidade escolar a partir de um processo de observação crítica do entorno da escola e do dia a dia de cada família, para a partir daí repensar comportamentos e o próprio espaço urbano.
“A Gincana Virtual é uma oportunidade para os estudantes e professores conhecerem diferentes recursos tecnológicos e utilizá-los para resolver desafios que possibilitam a mobilização da comunidade escolar no desenvolvimento de ações de cidadania” disse a coordenadora da Gincana Virtual, Taís Wojciechowski Santos.
Estudantes premiados:
1º Lugar: E.M. Anísio Teixeira – 74 pontos
Equipe Se Liga Teixeirinh@.. - Profª Marilia Costa Jordão
• Amanda Custodio Ruas - 8 anos
• Gabriel Maggi Borges - 9 anos
• Maria Eduarda da Silva - 8 anos
• Matheus Vinicius Rodrigues de Souza - 9 anos
• Nicolle Maria dos Santos - 8 anos
• Luiz Felipe Hoeldtke dos Santos- 8 anos
• Tales Roberto dos Santos M. Arevalos - 9 anos
2º Lugar: E.M. CEI do Expedicionário – 72 pontos
Equipe Movimento - Profª Priscila Markir Barth
• Ana Carolina Gonçalves dos Santos - 9 anos
• Camilly Marques Alves de Araujo - 9 anos
• Daniel Antonio de Barros de Oliveira - 8 anos
• Kellyane Santos Ribeiro - 9 anos
• Khaique Batista dos Santos - 10 anos
• Helen Camili da Costa Campana - 12 anos
• Vitor Enzo Pedroso - 8 anos
3º Lugar: E.M. CEI Érico Veríssimo - 70 pontos
Equipe Heróis da Igualdade - Profª Deinif Lopes dos Santos
• Geovana Wrobleski Rodrigues - 9 anos
• Ysis do Pilar Silva Jesus - 9 anos
• Maria Eduarda Alencar da Silva - 8 anos
• Jhonatan Eduardo Oliveira de Lima - 14 anos
• Leonardo Alvaro Gomes de Moraes - 11 anos
• Marcelo Henrique Pedro - 10 anos
• Jackson da Luz Pereira - 10 anos